Sérgio Lapastina comanda mais um Café Cultural
20 de Fevereiro de 2025 | 14h00
J. C. Lydes (foto) é a convidada do segundo Café Cultural
Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!
O Café Cultural conversou com a escritora J.C.Lydes, autora de “A história de como eu morri”, obra na qual recorre à ficção para expor realidade vivida por milhares de mulheres.
Da janela de casa a escritora testemunhou em choque um homem agredir a esposa enquanto porteiro e entregador tentavam contê-lo. Sem saber o desfecho da história verídica, mas com determinação de dar voz ao que presenciara, a autora imergiu na criação de Letícia, uma personagem que encarna inúmeras mulheres aprisionadas em relacionamentos tóxicos e abusivos. Esta narrativa é contada em A história de como eu morri.
Para moldar de forma mais realística as ações e reações dos personagens à vista desses terríveis eventos, a escritora consultou uma delegada da mulher do Piauí e uma capitã da PM. Ela também se aproximou do grupo de apoio Fala Mulher, a fim de compreender a realidade da violência doméstica, além de estudar a Lei Maria da Penha.
Baseada nessas pesquisas, J.C. Lydes conduz Letícia para uma jornada de reconexão consigo mesma. Entretanto, desapegar daquilo que acreditava ser amor revela não ser uma tarefa fácil e, entre recaídas e incertezas, a protagonista, assim como uma fênix, renasce das cinzas.
Não perca a conversa que vai ao ar nesta terça-feira (20/02), às 16h.
O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.