Oportunidade para gestores culturais

Por Carina Rodrigues

27 de Fevereiro de 2025 | 12h00

Divulgação \ Site

Com o patrocínio da Petrobras, a Escola Aberje oferece uma oportunidade única para profissionais da área cultural se aprofundarem nos processos de governança em patrocínios culturais.

A Escola Aberje de Comunicação, com patrocínio da Petrobras, vai oferecer em março o curso “Escola Aberje de Comunicação e Petrobras apresentam: A Importância dos Processos de Governança nos Patrocínios Culturais”. O objetivo da capacitação é qualificar profissionais na gestão de investimentos culturais incentivados, abordando aspectos legais, operacionais e estratégicos. Com carga horária de seis horas, o curso será ministrado por duas especialistas no tema: Erica Morizono e Penélope Portugal.

Morizono, comunicadora com mais de 20 anos de experiência, é especialista em planejamento estratégico e projetos incentivados. Líder da Solução Cultura, consultoria dedicada às áreas cultural e socioeducativa, já integrou o Comitê de Gestão Cultural da Aberje e o Seminário Aberje de Gestão Cultural.

Penélope é diretora executiva do Instituto Usiminas desde 2016, especialista em Gestão de Projetos e Arte-Educação, com vasta experiência em investimento social privado, leis de incentivo e gestão de espaços culturais.

Com um enfoque estratégico e prático, a capacitação busca aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam na gestão de investimentos culturais, garantindo maior transparência e eficiência nos processos.

O curso é parte de um projeto com a Petrobras que prevê a realização de quatro Labs, além desta capacitação. Até o momento, já foram realizados dois dos quatro Labs previstos. Em agosto de 2024, o Lab de Comunicação para patrocínio e apoio à Cultura discutiu cases e melhores práticas para patrocínio e apoio à Cultura, com a presença de profissionais do setor da Comunicação e da Cultura na sede da Aberje em São Paulo. Já em setembro, o Lab de Comunicação para Ações com Influenciadores discutiu como as empresas estão integrando influenciadores em suas estratégias de comunicação, reforçando a importância da humanização e da autenticidade no engajamento com o público.

Informações gerais:

Datas: 13, 20 e 27 de março de 2024

Aulas online às quintas-feiras

Horário: 9h – 11h

Carga horária: 6 horas

Inscrições gratuitas