Do ESG à IA: 5 tendências que redefinirão o mercado de Comunicação em 2025

Por Patrícia Barbosa

28 de Fevereiro de 2025 | 08h00

Divulgação

O ano de 2025 promete ser um período transformador para o dinâmico mercado de Comunicação Corporativa e Relações Públicas. A aceleração da transformação digital e as constantes mudanças do comportamento do consumidor e das dinâmicas empresariais, têm exigido que as marcas repensem suas estratégias para se conectarem, engajarem e fidelizarem suas personas. Neste cenário, identificar tendências é fundamental para as empresas que desejam se manter relevantes e competitivas.

Confira as cinco maiores tendências que moldarão o futuro da Comunicação Corporativa:

 

1. Comunicação sustentável e ESG na pauta estratégica

Em uma era cada vez mais focada em práticas éticas, as empresas estão sendo pressionadas a adotar posicionamentos claros sobre Sustentabilidade, Diversidade e Governança (ESG). De acordo com estudo da KPMG, 69% das empresas latino-americanas já publicam relatórios de Sustentabilidade. Este movimento deixa claro que as estratégias de comunicação precisam ir além do discurso e apresentar ações práticas.

O fato é que mais do que comunicar resultados financeiros, as empresas terão que contar casos de sucesso que demonstrem impacto social positivo. A atuação da Natura em prol da biodiversidade na Amazônia é um exemplo de ótimo case de como alinhar sustentabilidade à comunicação corporativa.

 

2. Inbound PR no centro da estratégia comunicacional

Cada vez mais o modelo tradicional de assessoria de imprensa dá espaço para estratégias mais focadas na atração de audiências qualificadas também no ambiente digital. Nesse sentido, o Inbound PR ganha relevância uma vez que permite que as empresas se comuniquem de maneira mais direta e customizada com seu público, criando relações assertivas e fortalecendo a confiança.

O conceito combina os princípios do Inbound Marketing com o tradicional trabalho de relações com a mídia, criando assim um fluxo estratégico de produção de conteúdo relevante para os públicos desejados, de acordo com sua maturidade com relação ao conhecimento da marca, dores e necessidades.

Baseada em dados e análise constante, essa metodologia visa entregar o conteúdo certo, na hora certa e para a pessoa certa. Assim, por meio do Inbound PR, as empresas reforçam sua reputação positiva e deixam de apenas “difundir mensagens” para criar conversas estratégicas, construindo um relacionamento sólido e contínuo com os stakeholders.

 

3. O poder da IA generativa na comunicação

O uso de Inteligência Artificial generativa em estratégias de comunicação está ganhando força. Ferramentas como ChatGPT, Copilot e Bard estão sendo integradas ao workflow das equipes de PR, contribuindo nas estratégias de criação de conteúdos de valor, planejamentos e análises avançadas.

Segundo pesquisa da Aberje em parceria com a Cortex, intitulada “Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação”, atualmente, 58% das áreas de Comunicação já utilizam a IA em suas operações. Isto permite que as equipes direcionem o foco para o desenvolvimento de estratégias criativas. Em 2025, veremos uma proliferação do uso de AI para análises de sentimento em redes sociais e para personalização de mensagens – um grande diferencial para o fortalecimento de relações com públicos cada vez mais exigentes.

 

4. A era dos dados: comunicação baseada em métricas

A tomada de decisão fundamentada em dados não é novidade, mas em 2025 ela se tornará indispensável para as estratégias de comunicação. Por isso, a tendência é que as empresas invistam cada vez mais em tecnologias analíticas nos próximos anos.

A medição de KPIs, como impacto de mídia espontânea, engajamento em redes sociais, backlinks, visitas ao site e até mesmo geração de leads em decorrência do trabalho de PR, será a chave para estratégias mais assertivas.

 

5. A Comunicação como protagonista da experiência omnichannel

O público atual exige experiências integradas e consistentes em todos os pontos de contato com a marca, e isso inclui as estratégias de comunicação. A pesquisa "Omnichannel Consumer Insights 2024", realizada pela PwC, revelou que 73% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações consistentes, independentemente do canal.

Isso significa que a área de Comunicação terá de se alinhar com as equipes de Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente para garantir uma narrativa unificada e fluida. Desta forma será possível proporcionar uma experiência de marca diferenciada.

 

Caminho para o futuro: transformação digital com conexão humana

Mesmo que desafiador, 2025 será um ano repleto de oportunidades para as empresas que souberem explorar a Comunicação como uma ferramenta estratégica de valor. Tendências como o Inbound PR e o uso de IA gerativa têm o poder de transformar os modelos tradicionais, enquanto a Sustentabilidade e a Omnicanalidade reforçam a importância de criar conexões genuínas e duradouras com os públicos.

Patrícia Barbosa

Patrícia Barbosa é Diretora de Operações da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.