Mais unidos do que nunca

Por Larissa Sugiyama

11 de Março de 2025 | 17h00

Divulgação / LinkedIn

“Vivemos em uma era de excesso de informação, por isso precisamos priorizar o que é essencial e garantir que a mensagem tenha impacto. Com a diversidade de públicos, a criatividade da Progic foi essencial para adaptar a comunicação e torná-la mais relevante”, afirma Ricardo Castellani, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa da Novo Nordisk

Informar de maneira eficiente os diferentes públicos da empresa, especialmente aqueles na operação sem acesso à Internet. Essa era a missão da Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, ao procurar a Progic, empresa especializada em comunicação corporativa. Para entender o tamanho do desafio, só no Brasil, a companhia dinamarquesa tem cerca de 2500 colaboradores distribuídos entre São Paulo (SP), São José dos Pinhais (PR) e Montes Claros (MG), sendo uma parte sem acesso a dispositivos eletrônicos durante o trabalho. E para resolver o problema, a estratégia da Progic com a Novo Nordisk incluiu a implementação de TVs Corporativas, que, personalizadas para diferentes públicos, tinham o objetivo de aumentar o alcance e a relevância das mensagens.

A utilização de canais mais modernos transforma a maneira como as organizações se comunicam, promovendo mais colaboração e alinhamento com os objetivos estratégicos. A solução usada na Novo Nordisk amplia muito o impacto das mensagens para o público interno da empresa. O sistema da Progic foi pensado para atender à complexidade da empresa, que combina diferentes perfis de trabalhadores e locais de operação”, conta Igor Vazzoler, CEO da Progic.

A iniciativa da Novo Nordisk ainda segue uma tendência do próprio mercado, já que de acordo com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 78% das empresas brasileiras já reconhecem a comunicação interna como fundamental para engajar equipes e reforçar a cultura organizacional. No escritório de São Paulo, as telas exibem conteúdos que reforçam a cultura corporativa – como seus valores e propósito – além de informativos essenciais – como agenda de eventos internos e campanhas em datas especiais. Já nas fábricas, o restaurante se tornou um ponto estratégico para fortalecer boas práticas de segurança e saúde, reconhecimento de colaboradores e atualizações sobre os projetos da empresa. Dessa forma, a TV Corporativa se torna um canal estratégico para fortalecer o senso de pertencimento e alinhamento entre os times.

Para a Novo Nordisk, a iniciativa também faz parte de uma filosofia “test and learn”, que permite ajustes ágeis para atender às necessidades de diferentes perfis de colaboradores. “Vivemos em uma era de excesso de informação, por isso precisamos priorizar o que é essencial e garantir que a mensagem tenha impacto. Com a diversidade de públicos, a criatividade da Progic foi essencial para adaptar a comunicação e torná-la mais relevante”, afirma Ricardo Castellani, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa da Novo Nordisk.