Rumo à sustentabilidade com eficiência energética

Por Carina Rodrigues

13 de Março de 2025 | 16h40

Divulgação

“Projetos como o Vesta reforçam nosso empenho em tornar as operações mais competitivas e ambientalmente responsáveis, contribuindo para a transição energética e o cumprimento das nossas metas de descarbonização até 2030”, afirma Alexandra Calixto Gioso (foto), gerente de relações institucionais da Braskem Sudeste.

No dia mundial da eficiência energética, a Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico, destaca sua atuação na busca por soluções que tornem suas operações mais eficientes. A companhia tem avançado continuamente na integração energética de suas plantas, investindo em tecnologias que aprimoram seus processos e reduzem impactos ambientais.

Na unidade do ABC, a trajetória de inovação na eficiência energética teve seu início há algumas décadas, através de importantes investimentos em todos os seus processos.

Em 2021, a empresa deu um novo, importante e grande passo com a entrada em operação do Projeto Vesta, uma planta de cogeração que modernizou o sistema de abastecimento energético da unidade com motores de última geração e de alto rendimento. O sistema gera 38 megawatts de potência elétrica e 160 toneladas de vapor por hora, permitindo uma redução no consumo de água em 11,4% e das emissões de CO₂ equivalente em 6,3%.

Além dos investimentos contínuos em eficiência energética, a Braskem tem um compromisso com o desenvolvimento de seus integrantes, promovendo uma cultura de aprendizado e capacitação contínua. Entre os programas oferecidos, estão iniciativas voltadas para competências técnicas, normativas e de saúde integral, visando um ambiente de trabalho seguro e eficiente.

No ABC, a empresa segue investindo em novos projetos para otimizar a eficiência energética de suas operações, garantindo maior competitividade e sustentabilidade ao longo dos próximos anos.