Preenchendo os espaços na Comunicação

Por Larissa Sugiyama

20 de Março de 2025 | 17h00

Divulgação

O programa de formação executiva para pessoas de grupos sub-representados oferece 40 vagas de forma gratuita para profissionais em nível de gerência com experiência de pelo menos cinco anos na posição. As inscrições podem ser feitas por meio do site do projeto

Em um movimento para impulsionar o acesso de talentos negros, indígenas, trans, não-binários e pessoas com deficiência em posições de liderança da publicidade global, as agências AlmapBBDO, Artplan e Droga5, em parceria com a ESPM, anunciam a segunda edição do “Fill the Gap”. O programa de formação executiva para pessoas de grupos sub-representados oferece 40 vagas de forma gratuita para profissionais em nível de gerência com experiência de pelo menos cinco anos na posição. As inscrições podem ser feitas por meio do site do projeto.

Pelo segundo ano, a iniciativa responde a um cenário preocupante: de acordo com o “II Censo de Diversidade das Agências Brasileiras” – liderado pela Gestão Kairós, em parceria com o Observatório da Diversidade na Propaganda – a representação da liderança nesse mercado ainda é majoritariamente composta por pessoas brancas, homens, sem deficiência. Apenas 9% dos Presidentes das agências brasileiras são negros, embora representem 56% da população (IBGE). Pessoas com deficiência (PCDs) atuantes correspondem a menos de 1% do quadro total de funcionários. A porcentagem é ainda menor entre os indígenas (0,4%).

A primeira turma de mentorados formou 35 pessoas de grupos sub-representados. Muitos desses talentos assumiram posições de liderança após a formação. “Há um potencial gigantesco pouco explorado por essa indústria e gente muito, muito qualificada e habilidosa pronta para fazer a diferença”, reforça Rejane Romano, formada na primeira edição do programa e atual Coordenadora Pedagógica do Curso Fill the Gap – Edição 2025.

O programa, que surgiu do incômodo de três dirigentes do mercado publicitário – Filipe Bartholomeu, Presidente e CEO da AlmapBBDO; Rodolfo Medina, Presidente-Executivo do Grupo Dreamers (holding da qual a Artplan faz parte); e Felipe Simi, CEO e Creative Chairperson da Droga5 – oferece uma formação executiva de seis meses, com cinco trilhas de aprendizado, incluindo autoconhecimento, liderança e ESG e acompanhamento de mentores e especialistas. As aulas online transmitidas ao vivo acontecem duas vezes por semana no período noturno para facilitar a participação de profissionais que estão no mercado.

O processo seletivo será conduzido de forma imparcial pela EmpregueAfro, consultoria especializada no recrutamento de pessoas diversas, assegurando assertividade na escolha dos candidatos, e os selecionados serão anunciados no dia 24 de abril no site da iniciativa. “Estamos empolgados com mais uma edição do ‘Fill the Gap’! Acompanhamos, desde a seleção, o impacto da iniciativa no mercado da Comunicação e no mundo da diversidade e o entusiasmo dos candidatos para fazer parte. Dessa vez, com tantos depoimentos de transformação de carreira e vivências compartilhadas, imaginamos que vamos impactar ainda mais pessoas e que a seleção vai ser bem mais disputada”, destaca Patrícia Santos, fundadora e CEO da EmpregueAfro.

Além da formação intensiva, o “Fill the Gap” busca conectar os talentos desenvolvidos a oportunidades concretas no mercado, estabelecendo parcerias com empresas comprometidas com a Diversidade. Na edição anterior, a iniciativa contou com o apoio de marcas como a Pantys, que colaborou em projetos finais dos alunos, promovendo desafios e avaliações com líderes influentes da Comunicação.