Projeto “Revelando ESG” inicia pesquisa

Por Redação

24 de Março de 2025 | 09h00

Divulgação

Apoiado pela Mega Brasil e coordenado pelas comunicadoras, Monica Kondziolková e Anelisa Maradei, o projeto "Revelando ESG" dá início a um novo estudo que será focado exclusivamente nas agências de comunicação de todo o País. Os resultados serão divulgados na edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, em 15 de maio

O projeto “Revelando ESG”, coordenado pelas comunicadoras e pesquisadoras Monica Kondziolková (MK Consultoria em Desenvolvimento Institucional) e Anelisa Maradei (A.Maradei Comunicação), está iniciando um novo estudo focado exclusivamente nas agências de comunicação, com o apoio da Mega Brasil. O objetivo é mapear o estágio de envolvimento delas com o tema ESG e o impacto que tem produzido nos negócios da atividade. O trabalho será divulgado com exclusividade na edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, que chegará ao mercado na versão digital em 15 de maio.

Além do nível de comprometimento com o tema ESG, a pesquisa irá revelar como as agências de comunicação estão incorporando as práticas em seus negócios e na prestação de serviços junto aos seus clientes. Numa perspectiva estratégica de atendimento, buscará responder sobre os desafios e perspectivas da implementação das pautas ESG no setor.

Sem a pretensão de esgotar o tema”, dizem Monica e Anelisa, “a proposta desta pesquisa é iniciar discussões fundamentadas para o setor sobre a questão. Ela tem abrangência nacional e é integrada por 23 questões, com tempo de resposta estimado entre 5 e 10 minutos”. 

Entendemos que há uma conjunção de fatores que permeiam as dificuldades por parte das agências para implementação de boas práticas ESG, como a falta de recursos e limitações de pessoal. Todos sabemos da realidade das agências de Comunicação no âmbito do volume de trabalho junto a seus clientes. A necessidade de priorização do negócio, o foco na operacionalização de atendimento ao cliente, em questões financeiras e administrativas dificultam os avanços. Além disso, os processos de implementação da jornada ESG não dependem somente  de disponibilidade de tempo e de pessoas. Dependem de capacitação do capital humano”, dizem as comunicadoras. “A ausência de conhecimento sobre o que são os critérios ESG e como implementá-los é outro grande obstáculo. Por isso, acreditamos que a iniciativa da Pesquisa Revelando ESG, em parceria com a Mega Brasil, pode trazer luz a esse debate. Percebemos também que muitas associações ligadas ao setor, ou a outros setores dos quais fazem parte os clientes das agências, vêm promovendo debates e treinamentos sobre o tema de forma crescente”.

Monica e Anelisa acreditam que os resultados dessa pesquisa poderão auxiliar na implementação de boas práticas internas e melhoria de processos de governança, uma vez que o tema ESG é crucial para os negócios hoje em dia, porque ajuda as empresas a alinharem seus objetivos financeiros com práticas sustentáveis e éticas. “O que propomos com a pesquisa Revelando ESG é a criação de uma série histórica, ou seja, que essa seja a primeira de muitas investigações em torno de um tema tão relevante. Além disso, a pesquisa é um elemento para que o setor se aprofunde nos debates públicos, na medida em que reconhece seu estágio de maturidade, seus desafios”, explicam.

Lembramos que integrar ESG na estratégia pode melhorar a imagem das agências, atrair investidores, parcerias, reduzir riscos operacionais e garantir conformidade regulatória. Além disso, grandes clientes estão, cada vez mais, priorizando parceiros de negócios que demonstram responsabilidade socioambiental. Grandes empresas frequentemente consideram critérios de ESG em suas cadeias de valor para garantir que as práticas de seus parceiros estejam alinhadas com seus próprios compromissos. Por isso fazemos a proposta de um mapeamento do estágio de envolvimento das agências de comunicação corporativa com o tema ESG a partir de uma proposta de atendimento ao cliente e de desenvolvimento dos negócios da agência”, finalizam as Coordenadoras do projeto. 

Para participar da Pesquisa, basta clicar neste link.

Outras informações com Anelisa Maradei (anelisa.maradei@gmail.com) ou Monica Kondziolková (monica@consultoriamk.com.br).