Por Larissa Sugiyama
31 de Março de 2025 | 09h00
Divulgação / LinkedIn
“A segurança é um fator prioritário para a Uber, mas quando falamos de mulheres isso se torna ainda mais urgente diante do contexto em que vivemos. Por mais que o app da Uber, tanto carro, como moto, sejam considerados mais seguros pelas mulheres do que outras formas de deslocamento, vamos sempre trabalhar para que nenhuma usuária se sinta desconfortável durante viagens” ressalta Araceli Almeida, Head de Operações de Segurança da Uber no Brasil
Pegando carona no Mês da Mulher, a Uber reafirmou o seu compromisso constante com o combate à violência contra as mulheres e lançou um novo conteúdo educativo voltado para motoristas parceiros, com foco na segurança das usuárias. Desenvolvido em parceria com o MeToo Brasil, organização dedicada ao acolhimento de sobreviventes de abuso sexual, o material traz dicas para manter as interações sempre respeitosas durante viagens pela plataforma.
Por meio de simulações de viagem, os vídeos educativos ilustram situações de comportamentos inapropriados, que causam insegurança nas mulheres e não devem acontecer. Os conteúdos são enviados aos parceiros pelo próprio aplicativo da Uber e também estão disponíveis na página para os usuários em geral poderem assistir, compartilhar e conhecer um pouco mais sobre as iniciativas da Uber no enfrentamento à violência contra a mulher.
“Nós temos muito orgulho de apoiar o compromisso da Uber com as mulheres brasileiras. Para mudarmos a cultura de abuso contra meninas e mulheres é essencial que haja investimento em práticas de prevenção por meio da educação e sensibilização, e certamente esses vídeos vão orientar parceiros e usuários de forma bastante prática para situações do dia a dia em viagens intermediadas pela Uber”, afirma Isabela Del Monde, Coordenadora da parceria Uber e MeToo Brasil.
“A segurança é um fator prioritário para a Uber, mas quando falamos de mulheres isso se torna ainda mais urgente diante do contexto em que vivemos. Por mais que o app da Uber, tanto carro, como moto, sejam considerados mais seguros pelas mulheres do que outras formas de deslocamento, vamos sempre trabalhar para que nenhuma usuária se sinta desconfortável durante viagens” ressalta Araceli Almeida, Head de Operações de Segurança da Uber no Brasil.
Também em parceria com a MeToo Brasil, a Uber oferece um canal de suporte psicológico para usuárias e motoristas parceiras que passem por situações de violência de gênero em viagens usando o aplicativo. Após retornarem o fato no aplicativo da Uber e serem atendidas pelo time de suporte do app, a pessoa é direcionada ao canal da MeToo. A assistência psicológica consiste em até quatro sessões de uma hora cada, que são conduzidas por psicológicas especializadas.