(Re)desenhando os negócios

Por Larissa Sugiyama

17 de Abril de 2025 | 13h00

Rodrigo Prim

Da esq. para dir.: Bruno Valença, Sergio Gordilho e Hugo Aranha

O Design sempre foi um dos pilares na história e cultura da Africa Creative. Ao longo de mais de 20 anos de atuação, a agência tem trabalhado ao lado de gigantes do mercado – como Vivo, Itaú, Mitsubishi, Natura, Sadia e, até mesmo, FIFA – criando marcas que falam por si. Em 2005, a Africa deu um passo decisivo ao estruturar o seu próprio departamento de Design.

Agora, passadas duas décadas, a agência anuncia a “Africa DSGN”. Liderada por Bruno Valença e Hugo Aranha, sob a direção de Sergio Gordilho, a nova operação não só seguirá desenhando soluções para os negócios dos clientes, como também atuará de forma independente, com marcas não concorrentes.

Se o Design é tendência mundial, na Africa sempre foi cultura. Agora, damos um passo além para transformar esse pilar em um braço independente, pronto para criar junto com marcas tão ambiciosas quanto a nossa história”, afirma Sérgio Gordilho, sócio, co-Presidente e CCO da Africa Creative.

Com uma atuação que vai para além da estética, o novo hub se posiciona como um estúdio de design dentro de uma das agências mais criativas do mundo. “O design não é apenas sobre aparência, mas sobre estratégia e conexão. Transformamos identidade em desejo, misturando craft com dados, intuição com método, emoção com razão”, conta Hugo Aranha, Head de Design da Africa Creative.

Estar dentro de uma agência como a Africa nos dá uma vantagem única: trabalhamos de forma integrada, unindo inteligência criativa e design para construir soluções impactantes. Queremos ampliar essa visão e levar o design ainda mais longe”, complementa Bruno Valença, Head de Design da Africa Creative.

Com longa e sólida relação com a Africa, Bruno Valença e Hugo Aranha, líderes da operação, trazem trajetórias complementares e repletas de conquistas. Natural de Recife e com raízes em Salvador, Valença acumula 16 anos na agência, onde começou como Designer Assistente e evoluiu até se tornar Head of Design / ECD. Já Aranha, de Natal, soma sete anos na Africa ao longo de três ciclos, com uma carreira que transita entre Direção de Arte para Comunicação Institucional, Marketing Político Nacional e Internacional, além de experiência como Designer em projetos nos Estados Unidos e América Latina.

A “Africa DSGN” conta com um espaço exclusivo da sede da Africa Creative, equipado com tecnologia de ponta e um ambiente projetado para estimular a criatividade e a colaboração. Com um time de oito profissionais e planos de expansão, a expectativa é aumentar a equipe em 50% até o final do ano, consolidando sua atuação no mercado e ampliando sua capacidade de atender novos projetos.