Por Carina Rodrigues
23 de Abril de 2025 | 16h40
Divulgação
Gerente de Atendimento no Núcleo de Comunicação Interna Denise Pragana Videira e o Diretor de Transformação Digital Kalil Blanco do grupo Trama Reputale estarão presentes na 15ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados que acontece no dia 22 de maio, na ESPM Tech
Estamos vivendo em um universo cada vez mais digitalizado. Hoje, as relações pessoais são estabelecidas por meio de telas; dinâmicas organizacionais acontecem por vídeo chamadas; e processos são executados por Inteligência Artificial. Com isso, as relações humanas se veem atravessando um delicado momento de fragilidade.
Por outro lado, o acirramento competitivo, tanto no mercado quanto no ambiente de trabalho – que pressionam cada vez mais os profissionais por produtividade, criatividade e resultados – favorecem o surgimento de um ambiente de trabalho tóxico e suscetível ao desenvolvimento de distúrbios emocionais como o burnout, a depressão e o absenteísmo.
Diante deste cenário complexo e contraditório, surge a questão: como se contrapor a este estado corporativo caótico, no qual o ser humano parece perder relevância frente à necessidade de resultados cada vez mais importantes perante a concorrência?
Existe um caminho. E é por este caminho que o 15º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados irá percorrer para mostrar como as empresas resolvem essa equação. Trazendo como tema central “Hierarquias e Vivências / Empatias e Sinergias – O humano à frente do crachá”, a edição 2025 do Seminário contará com a presença de importantes organizações do mercado, dos mais variados segmentos, representados por grandes nomes da Comunicação.
E dentre as organizações que estarão presentes neste 15º Seminário, teremos o Grupo Trama Reputale, o grupo será representado pela Gerente de Atendimento no Núcleo de Comunicação Interna Denise Pragana Videira e o Diretor de Transformação Digital Kalil Blanco.
Em um mundo no qual as estratégias de comunicação interna se concentram, muitas vezes, no ambiente organizacional, o que acontece fora da empresa é um terreno frequentemente ignorado. Mas, e se a verdadeira chave para uma comunicação eficaz estivesse no entendimento do humano por inteiro, com seus interesses, hábitos, fontes de informação, figuras de confiança e comportamentos fora do espaço de trabalho? Kalil Blanco e Denise Pragana, compartilham os resultados de 5 anos de pesquisas da metodologia exclusiva Radar Employer Branding, que envolveu colaboradores de diversas empresas e setores do país.
Com base em dados reais, a análise mostra como o comportamento e as preferências dos colaboradores fora da empresa impactam diretamente a forma como eles consomem e se engajam com a comunicação interna. A palestra destaca a importância de entender o colaborador como um ser completo, com seus valores, preferências e preocupações que vão além da organização, mostrando como esse conhecimento pode ser um diferencial na criação de estratégias de CI mais eficazes, autênticas e conectadas com as necessidades e realidades de quem faz a empresa ser o que é, todos os dias.
Denise Pragana Videira é Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, na linha de pesquisa em Comunicação, Cultura e Vínculos Organizacionais. Pós-graduada em Administração de Marketing pela FAAP. Especialista em Gestão Internacional da Comunicação pela Syracuse University e Aberje. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela UFRJ. Consultora em Comunicação Interna, Cultura Organizacional, Marca Empregadora, EVP Engajamento e Comprometimento Organizacional. Professora e orientadora de TCC no Curso de MBA em Gestão de Comunicação Empresarial e Cursos Livres pela Aberje. Professora assistente no curso de graduação em Relações Públicas da ECA-USP.
Denise conta com 25 anos de atuação como Gestora de Comunicação Corporativa em grandes empresas, como Avibras Aeroespacial, Votorantim Celulose e Papel, Votorantim Cimentos e Camargo Corrêa e atua como Gerente de Atendimento no Núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale desde julho de 2022.
Kalil Blanco é Bacharel em Relações Públicas, com MBA em Administração e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia – Irvine (UCI) e em Marketing Digital Avançado pela Digital House. Também é pós-graduando em Transformação Digital pelo Massachussets Institute of Technology (MIT).
A 15ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados acontece no dia 22 de maio, na ESPM Tech, Vila Marina – São Paulo. O evento terá início às 9h, com credenciamento e café de boas-vindas, e contará com uma palestra de abertura seguida de três painéis de apresentações.
O Seminário deste ano conta com o apoio das empresas P3K Comunicação, Trama Comunicação e Jabuticaba Conteúdo. O apoio institucional fica por conta da ESPM e Sinapse – Conteúdos de Comunicação em Rede.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento. Apoiadores garantem 10% de desconto na inscrição. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail eventos@megabrasil.com.br ou pelos telefones (11) 9 8843-0304 / (11) 9 7852-9239.
Atua há 9 anos no Grupo Trama Reputale, tendo passado pelos cargos de Gerente de Comunicação Interna, Gerente de Estratégia Digital e Head de Comunicação Integrada. É atualmente Diretor de Transformação Digital.