Como recorrer em casos de descontos indevidos no INSS

Angela Crespo comanda o programa Consumo em Pauta

05 de Maio de 2025 | 15h00

A advogada Fernanda Zucare (foto), da Zucare Advogados Associados, é a convidada do programa Consumo em Pauta dessa semana.

A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

Aposentados e pensionistas estão entre os principais alvos de descontos indevidos nos benefícios pagos pelo INSS. Com frequência, valores são abatidos sem autorização do beneficiário. Por isso, é fundamental saber como identificar e reagir rapidamente.

Segundo a advogada Fernanda Zucare, especialista em direito do consumidor, saúde e securitário, e convidada do programa Consumo em Pauta dessa semana, os descontos indevidos ocorrem quando há cobranças no benefício sem autorização válida. Muitas vezes, são assinaturas involuntárias ou fraudes com uso do CPF. Entre os principais descontos indevidos estão empréstimos consignados, seguros, clubes de benefícios e os feitos por entidades.

A maioria das vítimas só descobre o problema após receber um valor menor do que o esperado. Infelizmente, ao contrário da dificuldade para reaver os valores, o desconto acontece de forma rápida e sem burocracia.

Para dar mais detalhes sobe como reagir aos casos de descontos indevidos do INSS, não perca o programa que vai ao ar nesta segunda-feira (05/05), às 17h, com reapresentações diárias em mesmo horário.


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo e vai ao ar pela Rádio Mega Brasil Online e, simultaneamente com a exibição de estreia, pelo Spotify e TV Mega Brasil.