Descarte inteligente, conexão eficiente

Por Carina Rodrigues

08 de Maio de 2025 | 16h40

Divulgação

“Nosso objetivo é estender ao máximo o ciclo de vida dos aparelhos e contribuir para uma economia mais consciente”. Disse Flávio Pérez (foto)

O que fazer com o seu celular usado no momento em que você busca por um novo aparelho? A resposta para essa pergunta tem ganhado cada vez mais relevância diante do avanço da tecnologia e do aumento no consumo de eletrônicos. É nesse contexto que a Trocafone, empresa especializada na recompra e venda de smartphones e dispositivos eletrônicos recondicionados, tem se consolidado como uma importante aliada do consumo consciente no Brasil.

Com dez anos de atuação no mercado, a companhia foi criada por dois empreendedores argentinos com o propósito de estender a vida útil dos aparelhos celulares e democratizar o acesso à tecnologia no país. O CEO da Trocafone, Flávio Pérez, explica que a empresa tem se posicionado como referência ao promover a economia circular por meio da reutilização de dispositivos.

A atuação abrange tanto a venda direta ao consumidor por e-commerce quanto parcerias com varejistas e operadoras, como Magazine Luiza, Vivo, Claro e Tim, onde o cliente pode entregar seu celular usado como parte do pagamento por um novo. A Trocafone adquire aparelhos com até quatro ou cinco anos de uso, inclusive modelos com avarias, desde que não apresentem bloqueios de operadora ou do fabricante.

Cerca de 10% a 15% dos dispositivos que a empresa recebe não retornam ao mercado e são destinados a empresas parceiras especializadas no descarte ou reaproveitamento de peças, um ciclo alinhado às boas práticas ambientais. Além da comercialização de celulares, a empresa atua com outros dispositivos, como tablets, smartwatches, notebooks e consoles. Todos os produtos passam por testes, manutenção e são revendidos com garantia e nota fiscal.

Outro ponto importante destacado por Pérez é o compromisso da empresa com a segurança. Os aparelhos passam por verificações rigorosas em bases de dados nacionais e internacionais para evitar a comercialização de dispositivos provenientes de roubo ou furto. A empresa também orienta seus clientes a restaurarem os aparelhos antes da venda, além de realizar procedimentos próprios de limpeza de dados e verificação de bloqueios.

Para o executivo, a expansão do programa Celular Seguro, promovido pelo governo federal, é positiva e colabora para um mercado mais transparente. A Trocafone foi a primeira empresa a firmar convênio com a Anatel para consultas em massa na base de dados do programa Celular Legal, o que reforça a confiabilidade dos seus processos.

"Nosso objetivo é garantir que cada aparelho vendido tenha uma origem lícita, procedência comprovada e passe por um controle rigoroso", afirmou Flávio Pérez.

Flávio Pérez é o entrevistado desta semana no programa Comunicação S/A, produzido para as plataformas de streaming da Mega Brasil Comunicação. Para assistir à entrevista na íntegra, acesse o link:
https://radiomegabrasilonline.com.br/site/programa/programa-comunicacao-s-a/