Africa é Tech!

Por Larissa Sugiyama

12 de Maio de 2025 | 13h00

Rodrigo Prim

Da esq. para dir.: Sergio Gordilho, Bruno Mosconi e Marcio Santoro

A Africa Creative apresentou ao mercado o AfricaCreativeTech, seu novo hub focado em integrar tecnologia de ponta aos processos da agência – voltado para eficiência, escala e inovação constante em tecnologia. A decisão da agência reflete a crescente importância da tecnologia na estratégia da Africa Creative, especialmente no que diz respeito ao uso de automações e Inteligência Artificial para otimizar processos criativos e de produção. Agora, ela foca a sua operação de tecnologia em IA, acompanhando a evolução do mercado e fortalecendo a sua atuação nesse campo.

E para liderar a nova operação, a agência anunciou a chegada de Bruno Mosconi como o novo Chief Technology Officer (CTO). Com 35 anos de carreira, sendo 28 deles dedicados ao mercado publicitário, o executivo tem uma vasta experiência em empresas de renome. Antes de assumir a posição de CTO na Africa, atuou como Diretor de Tecnologia e Performance na Wunderman; Manager Director na Proximiy Brasil e na iProspect Brasil; e Head de Performance e Dados na AlmapBBDO. Sua jornada na Tecnologia teve início aos 14 anos, como programador e pesquisador da USP, desenvolvendo sistemas de ensino à distância.

Agora, como líder da AfricaCreativeTech, Mosconi terá a clara missão de levar ferramentas poderosas para a criação, operação e entrega, conectando dados, automação e IA de forma prática e integrada ao dia a dia. O hub também será responsável por impulsionar a agenda de inovação da agência, explorando novas aplicações de tecnologias emergentes e fortalecendo parcerias estratégicas com o ecossistema de tecnologia. Mais do que acompanhar a transformação do mercado, o papel da área é potencializar o que a Africa já faz de melhor com ainda mais agilidade, inteligência e ambição.

É um imenso privilégio liderar a AfricaCreativeTech. Tecnologia, para mim, é meio e não o fim. A Inteligência Artificial Generativa, com LLMs, Diffusion Models e Video Diffusion Transformers, vem expandindo nossa capacidade criativa com escala, velocidade e precisão. Quando conectada a uma arquitetura data-driven, com MLOps, pipelines serveless, automações via RPA e APIs inteligentes, ela deixa de ser só uma ferramenta poderosa e passa a ser um verdadeiro motor de inovação. O desafio está em transformar dados, algoritmos e automação em criatividade aplicada – impulsionando ideias, eficiência e resultados concretos para o negócio”, ressalta Bruno Mosconi.

Africa tem uma área de Inteligência Artificial muito forte e estamos investindo cada vez mais. A tecnologia é nossa aliada e deve ser utilizada para agilizar processos, colher informações e, o mais importante, interpretar dados. Ela não vai substituir as pessoas, mas sim empoderar a criatividade, que é o fator que move nossa indústria e faz parte do DNA da Africa. A inauguração da AfricaCreativeTech com a chegada do Bruno reforça que queremos utilizar a tecnologia como um vetor para aumentar a produtividade e ir além dos limites da criatividade”, afirma Sergio Gordilho, sócio, co-Presidente e CCO da Africa Creative.