Por Carina Rodrigues
15 de Maio de 2025 | 12h00
Divulgação \ Linkedin
“Temos uma comunidade de inovação com agentes espalhados por toda a companhia, mas buscamos ampliar ainda mais, pois o que realmente impacta a capacidade tecnológica e adaptação corporativa é a forma como pessoas, processos e inovação são integrados para entregar valor”, explica Gustavo França (foto), diretor global de TI e digital da Gerdau.
A Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, abre inscrições para um novo programa de inovação aberta. Realizada em parceria com o Porto Digital, a iniciativa tem como objetivo conectar-se com startups e desenvolver soluções inovadoras para a indústria.
As organizações interessadas em participar podem se inscrever em dois desafios do programa: Um voltado a produto para aumentar a capabilidade do comprimento do rolo do arame farpado, diminuindo perdas de material, produtos fora do padrão e retrabalho, e outro para o processo de reciclagem na detecção de cargas pressurizadas que ajudem na identificação de cilindros pressurizados e tanques de combustível durante o recebimento e trituração.
No programa, as startups têm o desafio de encontrar soluções inovadoras que automatizam as operações, minimizem eventuais falhas comuns ao processo, aumentem ainda mais a segurança das operações e forneçam dados em tempo real, com maior produtividade e rentabilidade.
As startups que atenderem aos requisitos técnicos podem se inscrever em um dos desafios pelo site do DOCA, o hub de inovação com a expertise do Porto Digital, até o dia 16 de maio. As iniciativas serão avaliadas pela área de Inovação da Gerdau, que divulgará os resultados no dia 10 de junho.