Por Larissa Sugiyama
23 de Maio de 2025 | 11h00
Divulgação / Linkedin
“O ‘Termômetro’ deste ano nos mostrou o quanto estamos mantendo um bom ritmo, já que pelo quarto ano consecutivo o setor vem crescendo seu faturamento. Mas ainda há espaço para produtos e serviços pouco explorados que são ótimas oportunidades para seguirmos criando reputações fortes de maneira estratégica, gerando maior valor e propósito para os clientes”, destaca Fábio Santos, Presidente da Abracom
A Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) divulgou recentemente os resultados do “Termômetro de Mercado”, que mostra, pelo quarto ano consecutivo, o crescimento do setor de Comunicação e as expectativas para 2025, além de possíveis riscos. A pesquisa anual da instituição traz respostas de representantes de 60 agências associadas em todo o Brasil sobre o mercado. Nesta edição, o estudou mostrou que 2024 foi marcado por maior lucratividade para 63,3% das agências em comparação ao ano anterior.
O relatório aponta que, apesar de a estrutura do trabalho ter se mostrado estável para 55% das agências, o percentual de faturamento aumentou em até 15% para a maioria das empresas associadas ouvidas na pesquisa. Trata-se do reflexo de uma elevada perspectiva de crescimento de negócios para este ano, apesar da preocupação de como o cenário político internacional impactará o setor de Comunicação Corporativa no Brasil.
Os dados também mostraram que, para a grande maioria das agências, o serviço de assessoria de imprensa é o mais buscado pelos clientes, atingindo um índice de 85% maior em relação aos outros, seguido por comunicação digital (50%). Dentre os serviços menos vendidos, se encontram marketing político (36,7%) e eventos (33,3%), apontando para a necessidade crescente de explorar a comunicação institucional em diversas plataformas.
Para Fábio Santos, Presidente da Abracom, a busca crescente por serviços de comunicação corporativa se deve pela necessidade das empresas em inovar e construir imagens positivas perante o público e a mídia. “O ‘Termômetro’ deste ano nos mostrou o quanto estamos mantendo um bom ritmo, já que pelo quarto ano consecutivo o setor vem crescendo seu faturamento. Mas ainda há espaço para produtos e serviços pouco explorados que são ótimas oportunidades para seguirmos criando reputações fortes de maneira estratégica, gerando maior valor e propósito para os clientes”, destaca.
Lucratividade e empregabilidade
O crescimento do faturamento para até 15% entre grande parte dos respondentes resultou no aumento de 5% do quadro de funcionários para a metade das agências. Espera-se que, com a redução dos custos e novos investimentos, esse percentual de contratação aumente. Em contraste com esse cenário, 46,7% das empresas sofreram uma queda no lucro maior que 10% em comparação ao ano anterior, e uma das maiores preocupações que as lideranças enfrentam está em perder contratos com clientes neste ano.
Projeções para o mercado em 2025
Devido à instabilidade do cenário político-econômico mundial, 55% das agências acreditam que haverá impacto para a área de Comunicação em 2025 em relação a 2024. Os dados apontam para a incerteza que a macroeconomia política traz, com juros e dólar altos, o aumento da inflação e a reforma tributária, que influencia no poder de decisão dos clientes.
Apesar do momento de incerteza financeiras, o setor permanece positivo, levando em conta que novos clientes buscam investir mais em serviços de comunicação personalizados de acordo com as necessidades e oportunidades futuras, como a COP 30.