Por Larissa Sugiyama
26 de Maio de 2025 | 15h00
Divulgação / Linkedin
“O ‘Azure AI Foundry’ permite que os clientes escalem a IA com confiança, incluindo agentes de IA em toda a organização, com nossas tecnologias de nível empresarial e práticas recomendadas que ajudam a gerenciar riscos, melhorar a precisão, proteger a privacidade, reforçar a transparência e simplificar a conformidade”, comenta Asha Sharma, Vice-Presidente Corporativa da Plataforma de IA do Azure na Microsoft
A Twilio, plataforma de engajamento do cliente que impulsiona experiências personalizadas em tempo real para as principais marcas da atualidade, anunciou uma parceria estratégica de vários anos com a Microsoft para acelerar a adoção de soluções de IA conversacional voltadas ao engajamento com o cliente. A colaboração libera o potencial de mais de 10 milhões de desenvolvedores da Twilio e milhares de clientes gerenciados pela Microsoft para construir o futuro da IA conversacional, além de ajudar a concretizar a visão da Twilio: garantir que cada interação digital entre empresas e consumidores seja incrível.
A IA conversacional permite que sistemas computacionais entendam e respondam a conversas humanas de uma forma que imita o diálogo natural. Ela utiliza o processamento de linguagem natural e o aprendizado de máquina para analisar e interpretar a voz humana e a entrada de texto, fornecendo respostas apropriadas por meio de voz ou texto gerados por IA.
As empresas que estão criando experiências de IA conversacional para o engajamento com o cliente têm enfrentado uma série de desafios – desde a falta de precisão devido a dados incompletos até a dificuldade de escalar, além de programas piloto bem-sucedidos devido a desafios de integração de sistemas legados e à falta de uma infraestrutura de dados robusta. A experiência e a liderança da Twilio em comunicações, dados e IA, combinadas com a infraestrutura global, segura e de nível empresarial do “Microsoft Azure AI”, ajudam a acelerar a adoção da IA conversacional em toda a empresa.
“Cada interação entre uma empresa e seus clientes é uma oportunidade para construir lealdade e confiança, e essas interações foram drasticamente aprimoradas pela IA”, afirma Inbal Shani, Chief Product Officer da Twilio. “A IA conversacional aprimora o engajamento do cliente, oferecendo precisão para nossos clientes e experiências ricas e dinâmicas para seus consumidores”, complementa.
As duas empresas colaborarão no desenvolvimento de soluções de engajamento do cliente com IA conversacional baseadas no “Microsoft Azure AI Foundry” e na plataforma abrangente de engajamento do cliente da Twilio, que combina comunicação, dados contextuais e IA. As áreas de foco em inovação de produtos para a parceria estratégica consistirão em uma ampla gama de serviços de IA conversacional, incluindo:
. Recursos para a criação de agentes de IA multicanal para automatizar e melhorar drasticamente o engajamento de cada cliente;
. Agentes de IA que auxiliam agentes humanos no contact center por meio dos recursos aprimorados do “Twilio Agent Copilot”;
. Soluções multimodais para aprimorar as interações digitais entre empresas e clientes
“O ‘Azure AI Foundry’ permite que os clientes escalem a IA com confiança, incluindo agentes de IA em toda a organização, com nossas tecnologias de nível empresarial e práticas recomendadas que ajudam a gerenciar riscos, melhorar a precisão, proteger a privacidade, reforçar a transparência e simplificar a conformidade”, comenta Asha Sharma, Vice-Presidente Corporativa da Plataforma de IA do Azure na Microsoft. “Os clientes perceberão um forte valor comercial com a combinação do ‘Azure AI Foundry’ e dos recursos de comunicação e dados da Twilio – a conexão crucial de última milha entre empresas e clientes”, conclui.