Prato cheio para a transformação

Por Carina Rodrigues

28 de Maio de 2025 | 16h40

Divulgação

“A Connecting Food está em um momento de expansão e amadurecimento, e essa transição reflete nossa decisão de fortalecer a estrutura organizacional. Assumo essa missão com o compromisso de dar continuidade ao legado da Alcione, que transformou a redistribuição de alimentos em um negócio de impacto”, enfatiza Priscila Socoloski (foto).

Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda bons para o consumo, às organizações sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade social, anuncia Priscila Socoloski como sua nova CEO e dá um passo para internacionalizar suas operações, acelerar o crescimento no Brasil e fortalecer a agenda de combate ao desperdício. Alcione Pereira, que deixa o cargo de CEO, seguirá na posição de sócia-fundadora, liderando iniciativas de internacionalização, novos negócios e relações institucionais. 

A empresa inaugura esse novo ciclo atuando com duas grandes organizações internacionais: A WRAP (The Waste and Resources Action Programme), que tem como missão inspirar uma transformação no sistema alimentar global e agir para reduzir pela metade o desperdício de alimentos, e a WWF (World Wildlife Fund), que também atua com foco na cadeia de alimentos, desde a produção até o consumo. A parceria tem como objetivo realizar um amplo levantamento de dados sobre o desperdício em diferentes elos do setor alimentício no Brasil, como indústria, varejo e food service.

A partir de agora, a empresa fortalecerá a sua atuação em três frentes de negócio prioritárias: Gestão inteligente de redistribuição de alimentos, consultoria técnica e dados de impacto. No longo prazo, a foodtech pretende redefinir seu papel no ecossistema global de redistribuição de alimentos, expandindo seu impacto e contribuindo para um sistema alimentar mais eficiente e sustentável. 

Com quase 10 anos de história e atuação com grandes empresas da indústria e varejo, como Assaí Atacadista, IFood, Nestlé, Bauducco, entre outras, a companhia já destinou 17,5 mil toneladas de alimentos a mais de 620 organizações da Sociedade Civil, garantindo o complemento de cerca de 32 milhões de refeições. 

Nos últimos anos, a empresa esteve à frente de importantes iniciativas para reduzir o desperdício de alimentos, como a rede Save Food Brasil e o Movimento Todos à Mesa. Também contribuiu para a formulação da Estratégia Nacional de Redução do Desperdício de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, e participou de fóruns nacionais globais de alto nível, como o AGCI (Aspen Global Change Institute) e o ReFED USA. Com a nova estrutura, a empresa reafirma seu protagonismo na agenda de combate ao desperdício, fortalecendo seu impacto positivo no Brasil e no mundo.