Tudo Azul

Por Larissa Sugiyama

29 de Maio de 2025 | 15h00

Guilherme Ramos

“Nosso desafio será fazer com que as unidades de negócios tenham mais sinergia e integração, preservando a integridade de cada uma delas. Para isso, faremos um trabalho de reorganização e vamos buscar aproximação, como a das áreas de Malha e de Gerenciamento de Receitas, além de parceiros, como o trade e os agentes de viagens. Assim, poderemos oferecer melhores produtos e maximizar os ganhos e as vendas da Azul”, explica Bicudo

Após anunciar o seu reposicionamento de marca por meio da campanha “O Céu do Brasil é Azul” – lançada em março – a Azul dá continuidade à sua nova fase frente ao mercado com a criação da nova vice-presidência Comercial e de Negócios. A nova vertical será liderada por Daniel Bicudo, executivo que já vem construindo uma trajetória de liderança na companhia desde 2018.

Como novo Vice-Presidente da Azul, Bicudo comandará as áreas Comercial, CRM/Performance, Canais Digitais e Receitas Auxiliares da Azul Linhas, além das unidades de negócios Azul Viagens, Azul Fidelidade e Azul Cargo, que englobam um total de 700 pessoas. Segundo o executivo, um dos seus principais objetivos será promover a integração entre as unidades de negócios para fortalecer a operação comercial da companhia, alinhada à diversidade dos produtos oferecidos aos clientes.

Nosso desafio será fazer com que as unidades de negócios tenham mais sinergia e integração, preservando a integridade de cada uma delas. Para isso, faremos um trabalho de reorganização e vamos buscar aproximação, como a das áreas de Malha e de Gerenciamento de Receitas, além de parceiros, como o trade e os agentes de viagens. Assim, poderemos oferecer melhores produtos e maximizar os ganhos e as vendas da Azul”, explica Bicudo.

Para o executivo, o novo posto é mais uma missão profissional, especialmente por estar no comando de um portfólio tão diversificado na companhia. “Para que possamos entender a importância das nossas áreas de negócios, podemos observar o crescimento da Azul Viagens nos últimos três anos. Atingimos um aumento de quase 60%, o que impulsionou a ampliação da nossa malha aérea, destacou oportunidades de novos destinos e criou novos produtos, incluindo turismo de experiência. Queremos estimular cada uma das áreas da vice-presidência, e estou animado com essa responsabilidade de gerir pessoas tão experientes e dedicadas”, afirma. 

Com formação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Finanças pela USP e pela britânica Cranfield University, Daniel Bicudo acumula passagens relevantes por empresas de destaque, incluindo uma década na Embraer, onde contribuiu com o planejamento integrado da companhia. Antes de assumir o posto de VP na Azul, ele respondia como Diretor Comercial e de Negócios, além de já ter comandado o Programa de Fidelidade da Azul e as áreas de Marketing e Experiência do Cliente.