ESG in natura

Por Larissa Sugiyama

05 de Junho de 2025 | 13h00

Divulgação

“É essa coerência e consistência que nos guia. Os princípios ESG seguem como base de nossas decisões, impulsionando inovações de negócios que geram conservação ambiental, diversidade, educação e valor compartilhado para as futuras gerações", ressalta Ana Costa, Vice-Presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação Corporativa da Natura

Pelo 11º ano consecutivo, a Natura lidera o “Ranking Merco de Responsabilidade ESG”, reafirmando o seu protagonismo em práticas ambientais, sociais e de governança no Brasil. Além do consolidado ESG, a companhia ocupa a primeira colocação nas três categorias que compõem a avaliação: Meio Ambiente (E); Âmbito Interno, Clientes e Sociedade (S); e Ética e Governança Corporativa (G).

Para Ana Costa, Vice-Presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação Corporativa da Natura, este reconhecimento reforça que o compromisso da empresa com a vida não irá retroceder. “É essa coerência e consistência que nos guia. Os princípios ESG seguem como base de nossas decisões, impulsionando inovações de negócios que geram conservação ambiental, diversidade, educação e valor compartilhado para as futuras gerações. Em 2024, aceleramos nossa agenda de regeneração, um compromisso que expressa o nosso propósito de promover a prosperidade em indivíduos, comunidades, na natureza, e nas relações que nos conectam”, ressalta.

O levantamento é produzido pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), que realiza pesquisa e monitoramento reputacional na América Latina desde 2000. Atualmente, a Merco está presente em mais de 19 países.

A metodologia de análise utiliza mais de 25 diferentes fontes de informação, consolidadas em mais de 11 mil entrevistas. As empresas são inicialmente indicadas por membros da alta direção de companhias com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano no País, seguido de entrevistas com grupos diversos, como especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, entre outros. O ranking também inclui a medição de “Merco Sociedade”, que avalia a reputação da perspectiva cidadã, e “Merco Digital”, que considera as conversas geradas nos meios digitais.

Até 2050, a Natura pretende se tornar uma empresa fundamentalmente regenerativa, e para isso compreende que mudanças significativas só são possíveis por meio de ações urgentes e coletivas. Por isso, busca engajar e mobilizar diferentes stakeholders para o avanço em práticas regenerativas em toda a sua cadeia de valor.