Reinvenção em tempos de crise

Por Jandaraci Araújo

10 de Junho de 2020 | 12h00

Todos fomos surpreendidos por um inimigo invisível que além de ceifar vidas também está abalando a economia mundial. Nesse cenário os pequenos e médios empresários são os mais atingidos, alguns setores mais que outros, mas todos impactados em suas receitas. Empreender sempre foi desafiador, principalmente no Brasil. Mas e agora José? Sentar e chorar ou vender lenços? Não é uma decisão simples e tampouco fácil de executar, contudo, para sobreviver é preciso se reinventar.

Setores que devem se reinventar completamente são os de eventos, turismo e lazer. Não há protocolo, em um cenário atual, que esses setores devam crescer ou se recuperar rapidamente após a reabertura, ou volta da “normalidade”. E aqui surge a primeira dica - busque entender seu consumidor, o que ele pensa sobre o retorno, quais suas expectativas, que hábitos ele mudou e pretende manter pós–quarentena. Lembre-se, ele também foi afetado pela crise, e suas necessidades sociais, emocionais e funcionais também mudaram. Pesquise, pergunte, quem sabe não surja uma ideia de um novo negócio.

Ser digital tornou-se obrigatório. Se seu negócio ainda não está no mundo digital, corra que ainda há tempo. De produtos a serviços, tudo pode ser vendido de forma online, acredite, tudo. Grandes empresas facilitaram a adesão de pequenos negócios em seus marketplaces, como, por exemplo: o Magazine Luiza. O Sebrae SP também oferece uma plataforma de venda / serviços para quem está fazendo os cursos online. Se você era resistente ao mundo virtual, mude já. Use e abuse das ferramentas e das plataformas que permitem você vender sem altos investimentos - Instragram, Facebook, e Whatsapp Bussines. O digital cresce a cada dia.

Busque parcerias e associe-se. Existe um ditado africano que fala – “Se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vá em grupo.” Explicita bem a importância das parcerias, alianças e associações. Fazer parcerias em tempos de crise é fundamental para captar novos clientes, inovar sem altos investimentos.

Pontos importantes a serem observados ao escolher a empresa parceira são:

  • Atingem o mesmo público-alvo que a sua empresa?
  • São complementares ou concorrentes?
  • Crie uma proposta que deixe explicita as responsabilidades e os resultados de cada um.

Trabalhar sua marca nunca foi tão importante, ter uma marca forte e com boa reputação, é importantíssimo. Qual o propósito da sua marca? O que além de buscar vendas, sua empresa ou marca tem feito pela sociedade?

Agora a dica de ouro, reavalie os custos e gastos do seu negócio. Cuide do fluxo de caixa, renegocie suas despesas fixas, reveja seus preços. Busque uma forma de ter uma renda extra, que tal participar de um programa de afiliados? Você irá descobrir que há várias alternativas de venda dos seus serviços ou produtos. E procure manter a calma, desespero é o pior conselheiro. Cuide de sua saúde, afinal nenhum CNPJ, vale sua vida.

Jandaraci Araújo

Jandaraci Araújo está como Subsecretária de Empreendedorismo e Pequenas e Médias Empresas do estado de São Paulo e também como Diretora Executiva do Banco do Povo Paulista - primeira mulher desde a sua criação em 1997 a ocupar o cargo -. É palestrante, professora de Finanças Corporativas de pós-graduação e consultora. Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Se especializou em Gestão Estratégica pela Business School e Inteligência Competitiva pela ESPM São Paulo. Janda é conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações e voluntária no Grupo Mulheres do Brasil. Atua também como Diretora Financeira da Aristocrata Clube. Coordena o programa Empreenda Rápido, que promove capacitação empreendedora, formalização e microcrédito. Ano passado, palestrou na TEDxSão Paulo. Em setembro, lançará o livro “Mulheres nas Finanças”, pela editora Leader, onde contará sua trajetória e experiências.