Em busca dos novos talentos do Jornalismo

99 abre curso para jovens talentos do jornalismo

29 de Junho de 2020 | 15h33

"A mobilidade urbana e os desafios das cidades estão profundamente conectados às desigualdades sociais. Com o Lab 99, queremos desenvolver jornalistas capazes de cobrir, entender e traduzir a complexidade desses temas", afirma Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99

A 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana, lança nesta segunda (29) o Lab 99 + Folha de Jornalismo. São 30 vagas para a seleção de jovens talentos do jornalismo brasileiro.

Com inscrições abertas até 19 de julho, a oficina oferecida pelo app em parceria inédita com a Folha de S. Paulo terá o tema "A cidade é uma só: estratégia para superar as desigualdades urbanas". Em formato online, as atividades do Lab 99 ocorrerão aos finais de semana e contarão com uma imersão com especialistas em mobilidade urbana e cidades, aulas de texto, técnicas jornalísticas, língua portuguesa e produção de TV para canais digitais com profissionais da Folha, entre editores, repórteres e colunistas.

Os selecionados para o curso também terão acesso, em primeira mão, ao inédito Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana Folha de S. Paulo/99, que será lançado no segundo semestre deste ano.

"A mobilidade urbana e os desafios das cidades estão profundamente conectados às desigualdades sociais. Neste momento de crise mundial diante do coronavírus, as disparidades sociais ficam ainda mais evidentes. Para quem não pode ficar isolado, os deslocamentos estão mais complexos, novas preocupações surgiram e a relação das pessoas com as cidades está em transformação", afirma Pâmela Vaiano (foto), Diretora de Comunicação da 99. "Com o Lab 99, queremos desenvolver jornalistas capazes de cobrir, entender e traduzir a complexidade desses temas", complementa.

COMO SE INSCREVER

O Lab 99 + Folha de Jornalismo é gratuito e voltado para recém-formados (a partir de dezembro de 2018) e estudantes de graduação do último ano de Jornalismo ou Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo. Para participar, é obrigatório preencher o formulário de inscrição e realizar uma prova online. A seleção levará em consideração critérios para diversidade e representatividade.

Ao final do curso, os participantes produzirão conteúdos exclusivos, sob a orientação de editores da Folha de S.Paulo. Os três melhores conteúdos serão premiados na categoria Jovens Jornalistas do Prêmio 99 de Jornalismo 2020. Serão R﹩ 5 mil para o primeiro lugar, R﹩ 3 mil para o segundo e R﹩ 2 mil, para o terceiro. O material produzido também será publicado em uma série especial no jornal.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 19 de julho, pelo site http://www.premio99dejornalismo.com.br/

Prêmio 99 de Jornalismo

Também iniciam nesta segunda, 29, as inscrições para o Prêmio 99 de Jornalismo, em sua terceira edição. Com duas categorias, Profissionais do Jornalismo e Jovens Jornalistas - esta destinada exclusivamente aos participantes do Lab 99 + Folha de Jornalismo -, o reconhecimento tem o objetivo de selecionar os melhores conteúdos jornalísticos sobre o tema "Metrópoles em emergência". São válidos formatos de reportagem, podcast, infográfico, ensaio fotográfico ou outras formas de narrativas, publicados entre 16 de setembro de 2019 a 20 de setembro de 2020.

O material inscrito pode abordar diferentes assuntos, como cidades e gestão de recursos naturais, a reinvenção de espaços públicos em momentos de crises, parcerias do poder público e sociedade civil, histórias de transformação, novas soluções tecnológicas e o impacto na vida das pessoas, assim como as mudanças impostas pela crise do coronavírus.

Serão premiados três trabalhos em cada categoria. Ao todo, o Prêmio 99 de Jornalismo distribuirá R﹩ 25 mil, sendo R﹩ 15 mil para os Profissionais do Jornalismo: R﹩ 7 mil para o primeiro lugar, R﹩ 5 mil para o segundo e R﹩ 3 mil para o terceiro.

As inscrições ficam abertas até 20 de setembro, pelo site http://www.premio99dejornalismo.com.br/. A coordenação e validação dos resultados será feira pela Folha de S.Paulo, apoiadora do prêmio.