O futuro da Comunicação e RP em discussão

Realizado pelo Circuito RP, evento reúne 22 especialistas

22 de Julho de 2020 | 14h00

“A pandemia traz novos desafios e muitas oportunidades para o setor de comunicação e relações públicas. Com o congresso buscamos enfrentar esse debate de forma virtual, mais ampla possível. Será um momento de reunir o mercado para temas atuais e relevante e gerar muito valor”, ressalta Lorena Loiola (foto) , idealizadora do projeto e uma das palestrantes do evento

O futuro do setor de comunicação e relações públicas é o tema que norteará, de 27 a 31 de julho, o congresso online RPCon 2020 que terá a participação de 22 profissionais de algumas das principais empresas e marcas do mercado. O evento terá cinco painéis sobre temas como construção de marcas, comunicação corporativa, influência digital, a tecnologia, entre outros assuntos.

O evento é uma realização do Circuito RP com transmissão online e gratuito. Entre os palestrantes estão nomes como Erica Firmo (LinkedIn), Lorena Loiola (SambaTech), David Grinberg (MC Donalds), Pedro Alves (Mastercard), Itaú (Leandro Modé), entre outros profissionais convidados.

A pandemia traz novos desafios e muitas oportunidades para o setor de comunicação e relações públicas. Com o congresso buscamos enfrentar esse debate de forma virtual, mais ampla possível. Será um momento de reunir o mercado para temas atuais e relevante e gerar muito valor”, ressalta Lorena Loiola (foto) , idealizadora do projeto e uma das palestrantes do evento.

Diretamente de suas casas, os profissionais convidados compartilharão com os inscritos um pouco sobre suas rotinas de trabalho e impressões acerca dos impactos do momento atual no futuro da indústria da comunicação e de relações públicas.

O evento tem como objetivo disseminar ideias e compartilhar experiências inspiradoras para gerar discussões profundas e reflexões entre os participantes.

Os interessados têm de se cadastrar antes pelo site: rpcon2020.com. A inscrição dá direito ao acesso a todos os dias do evento.

 

CENÁRIO

Segundo o estudo The Holmes Report, especializado em empresas do segmento, a indústria global de relações públicas movimentou cerca de US$ 12,3 bilhões em receitas em 2018.

No Brasil, o setor também é impulsionado pela presença de grupos internacionais, como o Omnicom, grupo WPP, Edelman, dentro outros.  O grupo FSB é a mais bem colocada entre as brasileiras em relatórios internacionais e conta com capital 100% brasileiro.

Para a pós-doutora em marcas e influência, Carolina Terra, uma das palestrantes do evento, os relações-públicas são profissionais preparados e essenciais devido a sua formação interdisciplinar, criatividade e senso crítico. "As Relações Públicas nunca foram tão necessárias, principalmente nesse momento que estamos vivendo. A necessidade por conta de relacionamento e de transparência por partes das organizações, além de traçar estratégias de relacionamentos com os públicos. Assim, tornando a nossa atividade ainda mais as meninas dos. Então, cada vez mais, atuaremos como agentes para gerir a imagem, reputação e estabelecer relacionamentos legítimos numa sociedade em constante transformação", avalia.

São cerca de 1.500 agências espalhadas pelo país, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa 2020. São Paulo é o grande mercado, com um total de 875 agências.

 

PALESTRANTES

David Grinberg, vice-presidente de Comunicação Corporativa no MCDonalds; Isabella Rizzo, vice-presidente de Marketing e P&D Latam na Kraft Heinz; Marcela Cerda, gerente de Comunicação Corporativa na MARS; Lorena Loiola, Relações Públicas na SambaTech; Leandro Modé, Head de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais no Itaú; Pedro Alves, diretor de Comunicação na MasterCard Brasil e Cone Sul; Erica Firmo, gerente de Comunicação LATAM, Espanha e Portugual no LinkedIn; Paulo Pimenta, diretor da BPMCOM; Ana Clara Matos, Analista de Marketing na SGA Tecnologia; Bárbara Campos, Community Manager na Mirum; Adriana Testa, Head de Comunicação e Marketing na Arbyte; Ariane Feijó, diretora da Otimifica; Leandro Simões, analista de comunicação na FSB Comunicação; Renata Zveibel, fundadora da prable.coIsabella Martins, Gerente de Relações com Investidores na Verde Agritech; Carolina Terra, professora e pesquisadora na Cásper Líbero; Patrícia Meirelles, Influencer e Youtube; Natália Oliveira, produtora de conteúdo na FRIENDS; Matheus Rabelo, analista de planejamento e SEO na Rock Content; Florilson Santana, professor e analista de performance digital na LeBiscuit; Amanda Takassiki, fundadora do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP; e Guilherme ALF, fundador do ALF.NC.

 

ATUAÇÃO DO RELAÇÕES-PÚBLICAS

O profissional de relações-públicas (RP) está capacitado para assumir responsabilidades de construir, promover e preservar a boa imagem e reputação de uma marca, seja ela empresarial ou pessoal, bem como desenvolver bons relacionamentos entre a marca e os seus públicos. Seu trabalho é voltado tanto para o público externo (clientes e fornecedores) quanto para o interno (funcionários).

Para estar habilitado para atuar é necessário fazer o curso de Relações Públicas. Trata-se de uma graduação de nível superior que faz parte da Comunicação Social. A graduação dura, em média, quatro anos e é da modalidade do tipo bacharelado.

 

SERVIÇO

O que: RPCon 2020 - Conferência Digital de Relações Públicas

Data: 27 a 31 de julho

Horário: 19h30 às 20h30

Evento online com transmissão aberta e gratuita, mediante a inscrição prévia

Inscrições: rpcon2020.com

Classificação indicativa: Livre

 

PROGRAME-SE

27/07 – Segunda-feira

09h: Abertura | O papel estratégico dos RPs nas organizações para

a construção de marcas relevantes e admiradas com:

‍David Grinberg | McDonald's - Arcos Dourados

Isabella Rizzo | Kraft Heinz

‍Marcela Cerda | MARS

‍Lorena Loiola | Circuito RP & Samba Tech

19h30: A comunicação por trás do gerenciamento de conteúdo, marcas e influenciadores com

‍Paulo Pimenta| BPMcom

Guilherme ALF | ALF.NC

Lorena Loiola | Circuito RP & Samba Tech

Ana Clara Matos | Circuito RP & SGA Tecnologia

 

28/07 – Terça-feira

19h30: O uso da tecnologia para gestão da comunicação corporativa com

‍Erica Firmo | Linkedin

Pedro Alves | MasterCard

Leandro Mode | Itaú Unibanco

Adriana Testa | Circuito RP & Arbyte

29/07 – Quarta-feira

19h30: Agências de RP e Comunicação como catalisadoras do

relacionamento 4.0 com

‍Ariane Feijó | Otimifica

Leandro Simões | FSB Comunicação

Renata Zveibel | PRable.co

‍Isabella Martins | Circuito RP

30/07 – Quinta-feira

19h30: Marcas e Personalidades: relações de influência digital com

Carolina Terra | Professora e Pesquisadora

Patrícia Meirelles | Patrícia Meirelles TV

Natália Oliveira | FRIENDS

Matheus Rabelo | Circuito RP & Rock Content

31/07 – Sexta-feira

19h30: Conteúdo, storytelling e posicionamento ON&OFF com

Florilson Santana | Professor e Analista de Performance Digital

Bárbara Santos | Mirium Agency

Amanda Takassiki | Todo Mundo Precisa de um RP

Ana Clara Matos | Circuito RP & SGA Tecnologia