Um árduo caminho

Shutterstock resgata momentos do movimento LGBTQ+

23 de Julho de 2020 | 15h00

Libertação das mulheres e libertação Gay em Londres, 1971. Imagem Editorial por Photofusion / Shutterstock

Junho é o Mês do Orgulho LGBT em muitos países do mundo. Um momento para refletir sobre os sentimentos de alegria e libertação que correm simultaneamente com os sentimentos de determinação incansável na comunidade LGBTQ.

As Paradas do Orgulho LGBT são um marco do mês de comemoração nas cidades do mundo todo, desde o primeiro encontro em Nova York em 1970. Todos os participantes se divertem com a alegria de ser Queer um espaço público, ao mesmo tempo em que se lembram das lutas nas últimas décadas.

O século 21, no entanto, não levou adiante os sentimentos de desigualdade ainda comumente sentidos pela comunidade LGBTQ. A Lei "Don’t Ask, Don’t Tell Repeal Act" não foi aprovada até 2010. O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu apenas os direitos para a comunidade LGBTQ em 2011, e o casamento entre pessoas do mesmo sexo não era legal até 2015. Apenas neste mês (sim, em 2020), os funcionários da LGBTQ receberam direitos de proteção contra a discriminação no local de trabalho . A sociedade está apenas começando a recuperar o atraso.

Homens, mulheres, transgêneros e pessoas não binárias lutaram nos últimos sessenta anos para serem vistos e tratados como homens e mulheres cisgêneros heterossexuais. Perceber isso confunde a mente quando se percebe a igualdade para a comunidade apenas começando a se estabelecer no nível governamental nos anos 2010. Em um momento em que protestar e demonstrar causas amadas e conscientização é comum, este artigo resgata algumas das inúmeras demonstrações públicas de ativismo realizadas em nome da igualdade LGBTQ nas últimas seis décadas.

 

Como começou a luta pelo movimento pelos direitos LGBTQ

Embora os protestos de Stonewall em 1969 sejam um importante ponto de virada na luta pelos direitos LGBTQ, as organizações dedicadas em promover os direitos dentro da comunidade começaram nos anos 1920. A The Society for Human Rights , fundada em 1924, e a Mattachine Society, formada em 1950, estavam entre as primeiras sociedades criadas para promover os direitos dos gays e reprimir a discriminação provocada pela sociedade em geral. Essas organizações também existiram quando vários campos científicos e o governo dos Estados Unidos consideraram a homossexualidade uma doença.

No final da década de 1950 e início da década de 1960, as manifestações se tornaram a norma para os manifestantes contra a Guerra do Vietnã e para os direitos civis na comunidade negra. A comunidade LGBTQ, combatendo o assédio policial diariamente, também começou a tomar uma posição em nome de seus direitos. O protesto de Coope r Do-nuts de 1959 em Los Angeles foi uma das primeiras manifestações queer da história moderna. As mulheres transexuais e as drag queens resistiram a uma tentativa de prisão, já que o vestuário era ilegal na época, e os clientes atiraram nas autoridades donuts e café para dar aos detentos a chance de escapar.

 

Demonstração dos direitos dos homossexuais na Convenção Nacional Democrática New York City o 11 de julho de 1976. Imagem Editorial por Everett Collection / Shutterstock 

 

O Movimento de Direitos LGBTQ documentado

A importância histórica de documentar os direitos LGBTQ+ é vital. A fotojornalista Kay Tobin Lahusen capturou a história queer em uma magnitude inacreditável, e suas contribuições não podem ser subestimadas. Considerada a primeira fotojornalista, Kay trabalhou com sua parceira de vida Barbara Gittings, que é considerada a mãe do movimento pelos direitos dos gays nos EUA. Juntas, sua luta pela igualdade LGBTQ+ deixou uma marca permanente nas histórias LGBTQ no mundo. Confira este artigo para saber mais sobre Kay e Barbara e sua longa luta pelos direitos LGBTQ+.

Protestos e manifestações LGBTQ+ marcantes ao longo dos anos

Grupos, há muito tempo marginalizados, protestam diante da frustração e da raiva. Enfrentar as autoridades, marchar, cantar, usar diferentes meios de arte para expressar desagrado, e tumultos causam impacto. A comunidade LGBTQ+ exigiu consistentemente e corajosamente a igualdade nas últimas seis décadas usando essas táticas.

Desafio no Julius Bar (1966)

Três membros do capítulo da Mattachine Society em Nova York, incluindo o organizador Dick Leitsch, visitaram o bar Julius no West Village da cidade de Nova York em 21 de abril de 1969, em um esforço para esclarecer a política de discriminação LGBTQ da cidade em bares e restaurantes. Como grupos de homens gays eram considerados um transtorno, eles eram frequentemente recusados.

Leitsch e os outros dois homens entraram no estabelecimento e declararam ao barman " S omos homossexuais . Somos clientes, pretendemos permanecer clientes e estamos solicitando atendimento." O grupo ainda teve o atendimento recusado. Dois processos contra a cidade seguiram protesto, encerrando a prática discriminatória de recusar o serviço de gays nesses espaços.

 

Parada de Orgulho LGBT de 1972 em San Francisco, Califórnia. Imagem Editorial por Underwood Archives/ UIG/ Shutterstock .

A Revolta de Stonewall (1969)

A mais famosa demonstração LGBTQ e amplamente considerada o nascimento da luta pelos direitos LGBT, as revoltas de Stonewall ocorreram no West Village da cidade de Nova York em 28 de junho de 1969, no Stonewall Inn, um bar gay do bairro. Invasões policiais em bares gays eram comuns na época. Após uma invasão em Stonewall naquela noite, várias brigas começaram entre policiais e frequentadores, entre os quais gays, mulheres trans, lésbicas e drag queens. Os clientes logo começaram a atirar pedras, garrafas e tijolos e as brigas aumentaram, resultando em tumultos e protestos até 3 de julho de 1969.

 

 

essoas leem uma placa na parede do Stonewall Inn, um bar no bairro de Greenwich Village, em Nova York, Nova York, EUA. Imagem Editorial por JUSTIN LANE/EPA-EFE/ Shutterstock .

 

Manifestantes nas ruas da cidade de Nova York. Imagem Editorial por Seth Wenig /AP/Shutterstock .

A Ashes Action (1992 e 1996)

A resposta não urgente do governo dos EUA à crise da Aids dos anos 80 e início dos 90 está bem documentada na história do LGBTQ+. Mais de 400 mil pessoas perderam a vida devido em parte ao governo Reagan tratar a doença como sem importância - recusando-se a dizer a palavra "AIDS" e rindo de perguntas sobre sua investigação sobre a crise da saúde. A questão foi posteriormente agravada pelo governo Clinton, recusando-se a financiar programas de troca de seringas .

Em 1992, o ACT UP levou sua revolta de longa data pelo tratamento da doença pelo governo aos degraus da frente da Casa Branca. Os manifestantes da Ashes Action espalharam as cinzas de amigos, amantes e conhecidos no gramado da Casa Branca . A manifestação ocorreu novamente em 1996.

Queer Liberation March (2019)

A Queer Liberation March ocorreu na cidade de Nova York durante a celebração do WorldPride NYC de 2019. A marcha foi uma tentativa de voltar às raízes da luta pela igualdade LGBTQ. Os organizadores e os participantes perceberam que a Parada do Orgulho LGBT da cidade havia se tornado um evento mais sobre patrocinadores corporativos, diversão e aumento da presença policial - o que sempre foi algo que a comunidade queer tinha resistido há muito tempo.

Quarenta e cinco mil participantes marcharam da Christopher Street para o Great Lawn no Central Park, refazendo os passos do dia do Christopher Street Liberation em março de 1970.

 

Amor é amor. Junho de 2019. Imagem editorial por Tim Clary/AP/Shutterstock .

Imagens icônicas do Orgulho e sua importância na história e atualmente

Algumas das imagens queer mais reconhecidas surgiram dos protestos e manifestações realizados pela comunidade LGBTQ+. A arte fala por si como uma homenagem visual aos momentos importantes ao longo do tempo, e as imagens de protesto não são diferentes.

 

E amor é amor. Ilustração por Sundry Studio .

Imagens famosas como o pôster Silence=Death, criado pelo projeto de mesmo nome, serviram como quadro de mensagens para o que a comunidade queer queria que outros soubessem.

O artista Avram Finkelstein, que co-fundou o Projeto Silence=Death em 1986, lembrou do ativismo pela crise do HIV/AIDS nos anos 80 em conjunto com a criação do pôster. Ele afirmou em um ensaio de 2017 que "o pôster combina perfeitamente com o ouvido americano. Tem um poder. [...] cartazes, folhetos de demonstração e anúncios de reuniões cobriam a Eighth Street entre a East e West Villages. Foi assim que descobrimos o que precisávamos saber, as coisas que nenhum meio de comunicação cobriria."

Keith Haring também produziu sua própria versão do famoso triângulo rosa contra um pano de fundo preto, em 1989. O original foi usado várias vezes durante as demonstrações LGBTQ+.

A imagem de 1988 do falecido artista David Wojnarowicz vestindo uma jaqueta jeans que diz "Se eu morrer de Aids - esqueça o enterro - apenas jogue meu corpo nos degraus do F.D.A" causa o mesmo impacto. É uma imagem que resistiu ao teste do tempo, mesmo depois que o próprio Wojnarowicz morreu de Aids em 1992. O impacto contundente da declaração durante um período de medo ressoa com a força que existia ao lado desse medo.

Ao citar o escritor da Shutterstock e o contador de histórias LGBTQ, Grete Miller, "Imagens, filmes, vídeos e áudio capturam quem somos. Esses registros vivem e respiram momentos. Eles comunicam as lutas, batalhas, perdas e vitórias de uma sociedade. Além disso, eles compartilham nossas histórias e continuam se revelando para as gerações futuras. Cada byte visual ou sonoro não é apenas uma memória para apreciar. É também um ser humano para valorizar e uma lição para aprender." - Grete Miller , editor da Shutterstock e storyteller LGBTQ+

Este artigo apresenta um pequeno fragmento do significante trabalho do movimento de direitos LGBTQ e ainda há muito a ser feito. Cabe a nós documentar, compartilhar e apoiar esse movimento poderoso e as conquistas do passado, presente e futuro, se quisermos continuar lutando por direitos e oportunidades iguais.