O Monitor das Doações está no ar

Por Bruna Nunes

18 de Abril de 2022 | 14h00

Divulgação

Márcia Woods, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) está lançando uma nova e permanente versão do Monitor das Doações, dando continuidade à versão anterior mantida durante o momento mais grave da COVID 19. Com a apoio do GIFE, a iniciativa tem como objetivo acompanhar o tamanho da generosidade no Brasil e promover ainda mais solidariedade, atualizando diariamente o Monitor com notícias publicadas no Brasil de todas as doações com valor igual ou superior a R$ 3 mil.

Foi muito importante poder visualizar a mobilização de doações, a generosidade e o quanto ela contribuiu num momento tão crítico que foi a pandemia. E isso só foi possível graças ao Monitor de Doações. Transformá-lo em um monitor permanente, é um esforço constante de lembrar a nossa sociedade, a nós mesmos, de que por meio da doação, apoiando projetos e organizações da sociedade civil podemos ajudar o nosso país a vencer os desafios sociais e ambientais”, comenta Márcia Woods, presidente do Conselho da ABCR.

Além de acompanhar as notícias públicas sobre doações, o Monitor também oferece a possibilidade de doadores informarem diretamente as contribuições filantrópicas que elas sejam consideradas. Para tornar pública a doação e o nome de quem doa é necessário enviar o e-mail da instituição com informações sobre a doação, valor, data realizada, entre outros.

Até o dia 8 de abril, o medidor já contabilizou mais de R$ 21 milhões em doações, sendo que assistência social e saúde foram as áreas que mais receberam recursos desde o início de 2022. Além disso, quem acessar o Monitor poderá consultar diversos indicadores, entre eles a classificação de setores que mais doam, para quais causas e quem doou em 2022.

A plataforma reunirá dados que poderão ser utilizados para pesquisa e estudos sobre doações no país, proporcionando uma oportunidade a filantropos, pesquisadores e profissionais do terceiro setor acompanharem os números em tempo real.

Transparência de dados e informações é um dos desafios que ainda precisa ser superado pelo campo da filantropia no Brasil. O GIFE tem satisfação em apoiar o Monitor das Doações da ABCR por acreditar que se trata de uma das principais iniciativas que dialoga com esse desafio, além de estimular a produção de conhecimento qualificado e contribuir para o fortalecimento da cultura de doação", completa Cássio França, secretário-geral do GIFE.

O Monitor das Doações é realizado pela ABCR com apoio do GIFE, em parceria com o Movimento por uma Cultura de Doação, Instituto Mol, Movimento Bem Maior, Morro do Conselho e Fundação José Luiz Egydio Setúbal.  

A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Lidera campanhas, eventos e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática. Já o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) é uma plataforma de fortalecimento da filantropia e do investimento social privado no Brasil. Promove espaços de diálogo e colaboração entre as organizações, produz e compartilha conhecimento a partir de pesquisas, análises e debates, buscando referências inovadoras para o constante aprimoramento da atuação dos associados e para o fortalecimento do setor.