07 de Julho de 2022 | 12h30
Divulgação
Etnias indígenas descobrem na comunicação uma importante arma na luta pelos seus direitos. Neste congresso da Mega Brasil, jovens comunicadores indígenas contarão suas experiências
Um dos mais emblemáticos espaços culturais de São Paulo e do Brasil, a Unibes Cultural, será pela primeira vez palco do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que chega em 2022 à 25ª edição e volta a ser presencial. O encontro acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de agosto com o tema central Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora.
A abertura, na noite de 17 de agosto, será dedicada ao TOP Mega Brasil, que, em sua sétima edição, voltará a homenagear – também presencialmente – as feras da comunicação corporativa brasileira, nos segmentos agências de comunicação e executivos de comunicação corporativa, com os certificados e troféus da onça pintada. O segundo turno de votação, aliás, está em curso e para votar basta clicar aqui.
Nessa retomada ao ambiente presencial e seguindo com rigor todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras, o evento contará com um número limitado de participantes e um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes.
Povos originais participam pela primeira vez do evento
Com curadoria de Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, diretores da Mega Brasil e organizadores do encontro, o Congresso terá 11 painéis que debaterão temas estratégicos da comunicação e também outros que transcendem o segmento, pelo impacto geral na sociedade. “Essa é uma preocupação que trazemos conosco desde a primeira edição do Congresso, em 1998”, diz Marco Rossi, “pois entendemos que a Comunicação Corporativa não pode ficar restrita ao seu limite técnico ou operacional. Cada vez mais o setor de diversifica e é demandado, a régua sobe a cada dia, e por conta disso o profissional do setor tem que ampliar sua visão e entendimento do mundo ao seu redor e estar antenado com os grandes temas contemporâneos e compartilhados pela sociedade em geral. Não é por outra razão que um dos destaques da presente edição, que nos deixa muito esperançosos, é o painel que reunirá comunicadores ativistas dos povos originários para falar dos desafios de quem vive essa realidade na Amazônia”.
O painel, cujo título é Comunicação – A nova arma dos povos originais da Amazônia, já tem confirmadas as presenças de Cassuça Benevides jornalista que trabalha há mais de dez anos em projetos de comunicação ligados à mídia na Amazônia e que coordena a comunicação do Instituto Kabu, dos Kayapó Mekrãgnotí do sudoeste do Pará; Eric Marky Terena, jornalista, especialista em etnomídias e um dos fundadores da Mídia Índia; Juliana Radler, idealizadora da Rede Wayuri, do ISA – Instituto Socioambiental do Rio Negro; e Luciene Kaxinawá, primeira repórter indígena para TV, integrante da Rede de Jovens Comunicadores da Coiab – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira. O painel, será moderado por Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura e que tem uma trajetória profissional de intenso envolvimento na cobertura da questão indigenista no Brasil.
Arena da Inovação que ir além do Metaverso
Tema que vem despertando cada vez mais interesse e que começa a impactar de forma relevante a comunicação corporativa, o Metaverso terá espaço na Arena da Inovação, mas, como sempre acontece, este evento satélite do Congresso, quer ir além da abordagem que vem sendo dada ao tema e traz outros ingredientes para o debate que ampliam o universo de entendimento sobre para onde caminhamos: Neurociência e Web3 aplicados à Comunicação. “Sempre buscamos estar up to date com os temas de grande impacto para a comunicação corporativa e esse ano o Metaverso é de fato a bola da vez. Mas queremos debatê-lo não só sobre a perspectiva do presente, mas do que se pode projetar a partir dos conhecimentos atuais para o futuro próximo, sobretudo levando-se em conta a experiência nada exitosa do Second Life, de anos atrás, que surgiu com a aparência de que iria revolucionar os costumes corporativos e sociais e foi um grande fiasco. E agora, como será com o Metaverso? Tem consistência? Merece que se invista nele? Qual o grau de preocupação que devemos ter em aderir ou não aos seus encantos?”, comenta Edu Ribeiro.
Vale registrar que a Arena da Inovação abrirá oficialmente o Congresso, logo após a apresentação do Radar Abracom, que mostrará em primeira mão os resultados de uma pesquisa feita pela entidade – que reúne as agências de comunicação – junto com os clientes. O título da Arena é A Neurociência e a Web3 aplicada à Comunicação e a Revolução esperada com o Metaverso e dela participarão Regina Monge, fundadora e dirigente do Neurobranding Lab; e Gil Giardelli, professor, escritor e inovador na @5Era; com moderação de Ricardo Cesar, fundador e CEO do Grupo Ideal e presidente & CEO da H+K Latin America.
Inscrições abertas
As inscrições para o Congresso Mega Brasil estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Os apoios ao Congresso
Como nos anos anteriores, o Congresso Mega Brasil conta com importantes apoios que não só viabilizam a iniciativa, como permite que ela possa ser oferecida ao mercado por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.
Apoio: General Motors, Gerdau, Boxnet, Trama Comunicação, OEC, Iguá Saneamento, EMS, Energisa, MRV, Samsung, SAP, Hotmart, Janssen, McDonald's, Philip Morris e XP Inc.
Apoio Institucional: Unibes Cultural, ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), CONRERP 2ª Região São Paulo e Paraná, ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos)
A programação completa da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, na Unibes Cultural, é a seguinte:
17 de agosto de 2022
18 de agosto de 2022
A Neurociência e a Web3 aplicada à Comunicação e a Revolução esperada com o Metaverso (Convidados: Regina Monge, Gil Giardelli e Marcos Silva)
Comunicação – a nova arma dos povos originais da Amazônia (Convidados: Cassuça Benevides, Eric Marky Terena, Juliana Radler e Luciene Kaxinawá)
Diversidade, respeito ambiental, negócios e reputação: a nova saga empresarial que está contribuindo para mudar e humanizar o capitalismo (Convidados: Josemara Tsuruoka, Nelson Silveira e Mariana Scalzo)
Conteúdos Proprietários: Uma nova e eficaz fórmula para gerar reputação e atingir os stakeholders e a sociedade? (Convidados: Luciana Sobral, Renata Batista, Pedro Moraes Torres Pinto e Walter Romano)
O mercado em transição: do Influenciador para o Embaixador de Marca e Causas (Convidados: Leandro Conti e Sandra Bonani)
Homenagem à Caco Barcellos.
19 de agosto de 2022
Ativismo, Liberdade de Imprensa e Liberdade de Expressão – os impactos na Comunicação e os riscos às relações sociais e institucionais (Convidados: Fábio Zanini, Octavio Costa Filho e Ricardo Gandour)
Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O mundo dos dados chegou à comunicação. Veio para ficar? A Comunicação Ponto a Ponto (Convidados: Luiz Rigo, Marcel Dellabarba e Matheus Lombardi)
Mercado, Consumo, Inovação e Reputação: O potencial dos diversos (Convidados: Carolina Figueiredo, Ludmila Lavigne, Luciana Coen e Márcia Rocha)
As novas vozes do Jornalismo e seu impacto no mundo empresarial (Convidados: Lilian Tahan, Mateus Netzel e Natália Viana)