As feras da Comunicação!

Por Bruna Nunes e Larissa Sugiyama

18 de Agosto de 2022 | 10h00

Divulgação

Os sócios-diretores Marco Antônio Rossi e Edu Ribeiro com os vencedores da noite.

A noite de hoje (17) foi de grande festa para o mercado da Comunicação Corporativa. Aconteceu a 7ª edição do TOP Mega Brasil, premiação realizada pela Mega Brasil Comunicação, que reconhece e consagra os profissionais e as agências que se destacaram na Comunicação Corporativa ao longo do ano. A edição deste ano de 2022 também marcou a volta do evento em formato presencial – uma vez que, em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia se deu de modo virtual, e, no ano passado, foi suspensa – e o palco escolhido para a celebração foi a Unibes Cultural, em São Paulo.

Depois de uma disputa acirrada, que contou com mais de 100 agências e executivos classificados no primeiro turno, e que, posteriormente, passaram a concorrer na segunda etapa ao TOP 10 Brasil e aos TOP 5 das cinco regiões do país, finalmente foram conhecidas as feras da Comunicação Corporativa na cerimônia de premiação do TOP Mega Brasil que levaram o troféu da onça pintada para casa.

Abrindo as celebrações da noite, tivemos a entrega do Troféu TOP de Ouro, troféu alusivo a cinco conquistas consecutivas e alternadas das agências de comunicação registradas nas etapas anteriores, realizado pelas mãos dos Diretores da Mega Brasil, Eduardo Ribeiro e Marco Rossi.

O primeiro TOP de Ouro foi para a Temple, grande vencedora da região Norte, representada pela Diretora Cleide Pinheiro. A agência conquistou o mesmo título nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2020. O segundo TOP de Ouro foi dado a Oficina Consultoria, grande vencedora da região Centro Oeste, representada pela Diretora Patrícia Marins. A agência levou o prêmio nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. Fechando o pódio, o terceiro TOP de Ouro foi entregue à InPress Porter Novelli, grande vencedora da região Sudeste, representada pela Diretora Roberta Machado. A agência foi consagrada com o título nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Dando prosseguimento à cerimônia, chegou a hora de saber, dentre os TOP 5, quem seriam os Executivos e as Agências de Comunicação de cada uma das cinco regiões do país que levariam a onça pintada para casa.

A Região Norte foi a primeira, recebendo os troféus pelas mãos do Diretor-Executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami. Em uma disputa onde só se viam nomes de mulheres, a grande vencedora da noite foi a paraense Katiane de Jesus, da Alcoa. Ao seu lado, a amazonense Três Comunicação e Marketing foi consagrada a Agência do Ano da Região Norte.

Saindo da Região Norte, fomos para a Região Nordeste, consagrada pelas mãos do Presidente do Conrerp 2ª região SP/PR, Aluísio Silva Jr. O prêmio de Executivo de Comunicação Corporativa foi entregue a baiana Daniela Franco Verhine, da Vinci Airports.  Em uma disputa acirrada que só deu o Ceará no TOP 5, a agência que levou a melhor neste ano foi a AD2M Comunicação. Vale ressaltar que, com essa conquista de ontem, a AD2M se tornou a quarta agência a conquistar o TOP de Ouro Regional, troféu que lhe será entregue na solenidade de 2023.

Quem recebeu o prêmio foi a dupla Djane Nogueira e Mauro Costa. Entre os agradecimentos ao time e aos votantes, em seu discurso, Djane lembrou da importância de participar do prêmio. “Talvez das agências das pessoas mais nervosas fosse a AD2N pelo ineditismo da disputa. Eu acho que eu nunca vi, na história dessa premiação, as cinco agências do Nordeste serem do Ceará. Isso pra gente, na verdade, foi muito gratificante. Foi surpreendente. E mostra também pra vocês como o nosso mercado lá está muito competitivo” ela celebrou. “Nós somos uma agência de 26 anos e sempre que a gente vem aqui na Mega Brasil e participa desse prêmio, a gente renova as nossas amizades e parcerias. Estaremos aqui nos próximos dois dias e esperamos também fazer negócios com vocês.

Da Região Nordeste, fomos para a Região Centro Oeste, que recebeu os troféus das mãos do Presidente do Conselho Diretivo da Abracom, Daniel Bruin. O sul-mato-grossense Sidnei Ramos, da Eldorado Brasil, foi quem conquistou o troféu de Executivo do Ano. Em seu discurso, o executivo agradeceu ao seu time e aos votantes: “Eu já estava surpreso por ter ficado no Top 5, é a primeira vez que eu participo da premiação, e levar o prêmio me deixa muito horando, muito feliz. Eu tenho a honra de trabalhar com uma coisa que eu amo, que é a comunicação, e que é trabalho de extrema responsabilidade.”

Junto dele, a agência DGBB Comunicação & Estratégia, do Distrito Federal, se destacou como a Agência do Ano.

A próxima parada foi a Região Sudeste, o mais concorrido mercado do país. E quem levou a melhor nessa disputa foi o carioca Rafael Oliveira, da Unimed Rio de Janeiro. Ao receber o prêmio, Rafael agradeceu aos colegas e a equipe. “O nome que aparece é o meu, mas o mérito é praticamente de 30 pessoas que estão lá comigo todos os dias e que fazem tudo acontecer”, agradeceu o profissional.

Com relação à agência, a grande vencedora foi a paulista Edelman, que foi representada por Claudia Jordão e sua equipe. “É um prazer estar aqui hoje representando a Edelman e levando a onça pra casa. Agradecer à Mega Brasil e todos aqueles clientes e parceiros que acreditam no nosso trabalho e confiam na nossa expertise em fazer comunicação”, discursou.

Chegando ao ponto mais embaixo do nosso mapa, aterrissamos na Região Sul para conhecermos quem levará as onças pintadas. Aqui, as mulheres também dominaram o TOP 5 das indicações, mas quem se destacou neste ano foi a catarinense Michele Schifino, da Engie Brasil Energia.

A profissional, única representante de seu estado na categoria, relembrou em seus agradecimentos a complexidade da comunicação no setor elétrico. “Nós estamos aqui apenas representando a liderança que a gente tem na ENGIE, engajada em fazer as coisas do jeito certo, sempre. E também a minha família, eles são os possibilitadores de tudo. Eu só consigo dar meu sangue aqui porque estão lá, segurando as pontas.”

Já a agência que levou para casa o troféu da onça pintada foi a paranaense Central Press. Quem recebeu o troféu da onça pintada foi Claudio Stringari, que agradeceu a oportunidade. “É muito bom estar aqui, é muito difícil ganhar porque os competidores são muito fortes. Eu queria dedicar o prêmio à nossa equipe, aos nossos clientes que acreditam no nosso trabalho. Eu estou aqui apenas representando.”

Conhecidos os vencedores das categorias TOP 5 desta 7ª edição do prêmio TOP Mega Brasil 2022, chegou a vez do público descobrir quem seriam os grandes campeões nacionais nas categorias Executivos e Agências de Comunicação, consagrados pelas mãos dos Diretores da Mega Brasil Comunicação, Marco Rossi e Eduardo Ribeiro. Aqui, a cerimônia premiou os três profissionais e as três agências que alcançaram as três primeiras colocações no TOP 10. Foram sete mulheres e três homens no páreo, com oito representantes do estado de São Paulo, um do Ceará e um da Bahia.

Na terceira colocação, a paulista Carolina Gutierrez Prado, da Intel, levou o troféu para casa. “É realmente muito importante ter uma premiação, todo esse cuidado com a comunicação corporativa. Eu gostaria de agradecer aos meus colegas, ao meu time que está em peso hoje. Todo mundo falou e é verdade, sem eles a gente não faz absolutamente nada”, agradeceu ao subir no palco para receber o prêmio.

Em segundo lugar, a cearense Ana Maria Xavier, do Instituto Nordeste Cidadania, garantiu a sua onça pintada. A profissional não pode comparecer, mas foi representada por Djane Nogueira, que levou o prêmio pela ex-sócia.

E na primeira posição, levando o troféu de grande campeão da categoria Executivo Nacional de Comunicação Corporativa, o baiano Marcelo Gentil, da Novonor.

Eu jamais imaginei chegar a este momento, mas para mim é uma alegria e passa um filme na minha cabeça, da trajetória, das pessoas que eu encontrei ao longo da minha trajetória atuando por mais de 20 nos atuando na área da comunicação. Diversos parceiros, amigos, que se tornaram amigos, meus lideres, que me ajudaram muito na minha formação ao longo dessa jornada. Eu quero agradecer muito aos profissionais do nordeste, somos todos comunicadores e a importância da comunicação desafiada nesse novo momento por toda a luta, por toda a trajetória” agradeceu o profissional em seu discurso.

E encerrando a noite de premiações, chegou o momento do último prêmio da noite, o de Agência de Comunicação Nacional. No mesmo esquema da categoria anterior, esta categoria também reconheceu as três primeiras agências que se destacaram no TOP 10. Foram duas representantes do Nordeste, uma representante do Distrito Federal e as demais de São Paulo e Rio de Janeiro.

O terceiro lugar ficou com a paulista Edelman, que subiu ao palco novamente para receber o segundo prêmio da noite. “A gente está aqui como um time, eu sou só da Comunicação Institucional, então eu estou representando todo mundo aqui, porque esse prêmio é da agência inteira, de quem está lá agora, de quem está lá há anos. Enfim, essa oncinha é de todo mundo e mais uma vez, obrigada a todo mundo”, agradeceu Claudia Jordão.

 A vice-campeã chamada ao palco foi a FSB Comunicação, também de São Paulo. Quem recebeu o prêmio foi Marcelo Diego, que agradeceu em nome da FSB e toda a equipe: “O jeito que a FSB olha e a alegria por ver esse mercado em crescimento e poder contribuir com ele. A gente acredita que ainda há muitas oportunidades e é muito bom poder estar fazendo parte deste momento em que a Comunicação está se revolucionando e está sendo construída por todos nós.

E, fechando o pódio na posição mais alta, a InPress Porter Novelli levou para a casa a onça pintada, mais um reconhecimento para a sua galeria de troféus. Com a vitória da InPress, a agência se tornou a quinta agência a conquistar o TOP de Ouro e a primeira no TOP 10 Brasil, pela quinta conquista. O troféu será entregue à agência na solenidade de 2023.

Roberta Machado, que recebeu representou a agência na solenidade, dedicou o troféu à todo o time da InPressTeve um ano em que eu estive aqui que eu falei que, sem nenhuma modéstia a gente se chama de ‘InPressionantes’, e esse é um reconhecimento pelo trabalho desse time. Um time que eu tenho muito orgulho e muita honra de estar representando”, agradeceu, fechando os discursos da noite.

A cerimônia de premiação da 7ª edição do TOP Mega Brasil contou transmissão remota e simultânea pelo canal da Mega Brasil e teve participações dos comentaristas Gilberto Santos, sócio-fundador e consultor de comunicação na Expert & Cia; Regina Antonelli, sócia-fundadora da RA Comunica e apresentadora do Making Of na Rádio Mega Brasil Online; e a jornalista Cristina Vaz de Carvalho.

Lembrando que amanhã (18), a partir das 9h, acontece a abertura da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que neste ano tem como tema central “Diversidade, Conectividade e Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”.