O adeus a Lala Aranha

Por Bruna Nunes

21 de Setembro de 2022 | 16h00

Divulgação

Morreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (21), aos 78 anos de idade, Eloá Aranha, mais conhecida no mundo da comunicação como Lalá Aranha, uma das mais importantes personalidades de Relações Públicas do Brasil.

Morreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (21), Eloá Aranha, mais conhecida no mundo da comunicação como Lalá Aranha, uma das mais importantes personalidades de Relações Públicas do Brasil. Segundo familiares, o óbito ocorreu devido à um câncer no pulmão que a profissional vinha enfrentando.

Nascida e criada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Lalá começou sua vida profissional na área do Turismo, atuando em sua própria agência, a Retulho. Foi em São Paulo, em meados dos anos 60, que conheceu José Carlos Ferreira e José Rolim Valença, fundadores da AAB – Assessoria Administrativa, uma das maiores agência de Relações Públicas no Brasil e da América Latina, e passou a se interessar por Relações Públicas. Pouco tempo depois, foi a responsável por levar a AAB para Porta Alegre e, posteriormente, a reabertura da agência em Brasília.

Ao longo dos anos trabalhando como Relações Públicas, Lalá desenvolveu habilidades na construção de relacionamentos confiáveis ​​com várias partes interessadas e no desenvolvimento de programas eficazes. Entre suas muitas contribuições para o mercado da Comunicação, escreveu o livro ‘Cartas a um Jovem Relações-Públicas’ (Ed. Elsevier 2010), que apresenta a trajetória de sua carreira e todos os desafios, percalços e acasos que enfrentou até se tornar o maior nome em Relações Públicas do país. Sua trajetória conta ainda com a fundação da Calia Assumpção Publicidade e passagens pela CDN Comunicação Corporativa e Teia de Aranha Comunicação.

Em 2013, foi eleita Presidente do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas da 1ª Região, no Rio de Janeiro, atuando até 2015. Em 2016, se tornou conselheira da entidade, cargo em que permaneceu até 2018. Foi professora convidada do MBA de Comunicação Empresarial da Estácio Rio de Janeiro; conselheira do WWF Brasil; ouvidora do Clube de Comunicação do Rio de Janeiro; e colunista mensal da Aberje.com.

Em outubro de 2021, Lalá participou da web série especial da Mega BrasilA comunicação empresarial no Brasil – A história contada por quem ajudou escrever a História”, disponível logo abaixo, onde falou dos desafios que precisou enfrentar no início de carreira, nos anos 1970, da experiência de conduzir uma agência ligada a um grande grupo internacional e das suas expectativas em relação à profissão e ao mercado.

Na sexta-feira, 23 de setembro, a partir das 11h, a Mega Brasil presta sua última homenagem à Lalá Aranha, em um especial com depoimentos de colegas e amigos.