Por Larissa Sugiyama
10 de Novembro de 2022 | 17h00
Divulgação
O encontro pretende discutir com especialistas como a Comunicação pode contribuir com o ciclo do negócio do Futebol – desde a memória do esporte, ao marketing de influência e, enfim, a geração de negócios.
A última Copa do Mundo de Futebol foi vista por mais de 3,5 bilhões de pessoas – quase metade da população mundial. Segundo a Fifa, o Brasil foi o país com maior audiência, com média de quase 30 milhões de espectadores por jogo. E agora, às vésperas da Copa de 2022, a Aberje promove, neste dia 11 de novembro, no Museu do Futebol, um encontro entre marcas que investem no esporte para discutir com especialistas como a Comunicação pode contribuir com o ciclo do negócio do Futebol – desde a memória do esporte, ao marketing de influência e, enfim, a geração de negócios.
Abrindo o evento, o primeiro painel irá abordar “Memória”, com Bruno Neves, fundador da Memorabília do Esporte, apresentando um case sobre Garrincha no ano em que a conquista da Copa do Mundo de 1962 comemora 60 anos. Em seguida, o debate do painel contará com a presença de Carolina Mota, Gerente de Marketing da Panini Brasil, que vai falar sobre o case do álbum de figurinhas da Copa; ao lado dela estarão o ex-jogador de futebol William Machado e Renata Motta, Gestora Cultural, Especialista em Museus e Patrimônio, que representará o Museu do Futebol. O papo será conduzido pelo jornalista esportivo dos canais SporTV, Sérgio Xavier.
Dando prosseguimento, Rafael Sbarai, Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo, apresentará o painel “Influência”. Ele receberá o jornalista André Hernan e Sergio Gandolphi, dos Desimpedidos, além de Pedro Portescheller, Gerente Sênior de Brand Communications na adidas Brasil. O quarteto vai falar sobre influenciadores e novas plataforma de comunicação para marcas e esporte.
Por fim, Ricardo Bianco Rosada, CMO do galera.bet, abre o terceiro painel sobre “Novos Negócios do Futebol” para falar do emergente mercado de apostas que tem tomado conta dos patrocínios do futebol. Depois, ele participa do debate ao lado de Heloisa Rios, sócia e CEO da Universidade do Futebol, e Rogério Louro, Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil. O bate-bola desta sessão será comandado por Vinícius Lordello, jornalista e professor da CBF Academy, FIA/SP e Trevisan.
O evento é gratuito e um café da manhã será oferecido para os presentes. Mais informações sobre a programação e as inscrições estão disponíveis no site da Aberje.
Serviço
Futebol como plataforma de comunicação: memória, influência e negócios
Data: 11 de novembro
Horário: 8h30 às 12h
Local: Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo
Inscrições: site da Aberje