Por Larissa Sugiyama
25 de Novembro de 2022 | 15h00
Divulgação
Luis Bartolomei (foto), sócio-fundador, CEO e Head de Criação da CBA B+G.
A CBA B+G, agência de branding e design do Grupo WPP, assina novos projetos em parceria com a Braskem, empresa petroquímica de atuação global. A agência atuou na criação e no desenvolvimento das marcas de três novas iniciativas da empresa, apresentadas ao mercado nos últimos dois meses, e que consolidam a visão de sustentabilidade e inovação da companhia.
O primeiro deles é a Voqen, empresa voltada para o mercado de energia e gás que atuará para atender demandas energéticas da Braskem, de seus clientes e de parceiros, oferecendo soluções customizadas de energia renovável e nascendo já com um portfólio de aproximadamente R$ 3 bilhões por ano. Para a Voqen, a agência elaborou desde a estratégia e o “look & feel” ao nome e logo da operação, ressaltando sua atitude visionária na letra “V” e na união de tons em verde e azul, além de criar ícones que remetem às diferentes fontes de energia.
“Definimos para a marca atributos sustentáveis, com elementos que buscam traduzir em sua identidade a percepção de uma personalidade corajosa, visionária e colaborativa”, detalhou Luis Bartolomei, sócio-fundador, CEO e Head de Criação da CBA B+G.
O segundo projeto é a Oxygea, hub que nasce com o propósito de fomentar inovações disruptivas por meio de incubação, investimentos e diferentes mecanismos de interação com startups com viés voltado à sustentabilidade e transformação digital. Coube à CBA B+G a criação de estratégia, naming e identidade visual da nova marca.
“Desenhamos uma identidade impactante, com uso de supergráficos e símbolos que capturam a personalidade da marca. Quanto ao nome “Oxygea”, ele remete a ideias frescas, renovadoras e disruptivas”, complementa Bartolomei.
Por fim, é também da CBA B+G o projeto de branding e design da Wenew, novo ecossistema de circularidade da companhia. A agência assina a estratégia, arquitetura de portfólio, nome, identidade visual e verbal da nova marca, que busca endereçar o compromisso da Braskem de alavancar e concretizar a economia circular e reduzir os resíduos plásticos.
“Definimos uma estratégia sólida, uma personalidade forte e um olhar ambicioso para o futuro, explorando a criatividade e a circularidade em todos os aspectos. Esses elementos se refletem na identidade visual: o nome ‘Wenew’, que é um palíndromo e pode ser lido igualmente nos dois sentidos, faz alusão à colaboração e ao desejo de renovar a economia; o logo forma um círculo em movimento – elemento que é utilizado em várias aplicações da marca e remete a seu propósito; e a tipografia e a paleta de cores seguem uma linguagem pop, onde o roxo, cor da ousadia, ganha destaque ao lado do verde”, finaliza o líder da CBA B+G.