Desenvolvendo habilidades diversas e inclusivas

Por Larissa Sugiyama

06 de Julho de 2023 | 11h00

Divulgação

“O curso vai além das técnicas exigidas no mercado publicitário. É sobre criar um espaço de acolhimento para trazer diferentes perspectivas, abrir caminhos e construir possibilidades reais de empregabilidade, principalmente para pessoas trans e travestis. Se pudéssemos resumir a ação em uma palavra, seria ‘empoderamento’” explica Debora Moura, Head de Diversidade e Inclusão do Grupo Dreamers e do Comitê da Diversidade do Grupo.

Desenvolvimento de habilidades para atuação no mercado publicitário. Este é o foco principal do curso que irá oferecer oportunidades para 30 pessoas de grupos sub-representados – entre trans e travestis, LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PCDs e mulheres.

A iniciativa é uma parceria entre o Comitê da Diversidade do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação do País – que engloba em seu ecossistema empresas como Artplan, Convert, Rock in Rio, A-Lab, entre outras; Escola Rua, primeira escola de criatividade focada em promover diversidade, inclusão e equidade no mercado publicitário; e Capacitrans RJ, projeto social de capacitação profissionalizante e empreendedorismo.

Juntas, estas instituições irão promover aulas online e gratuitas por três meses, com disciplinas que envolvem conhecimentos teóricos e práticos para potencializarem a entrada destes e de demais grupos sub-representados – que também podem participar do processo seletivo – na carreira publicitária.

Ao todo, serão ministradas 24 aulas por professore e especialistas do mercado, exclusivamente para o projeto. Entre as disciplinas ensinadas estarão as de Projetos e Produção; Direção de Arte & Redação; Criação para Web; Mídia Performance; e Gestão de Eventos. A trilha de conhecimento incluirá também treinamentos de soft skills voltados para que os estudantes possam trabalhar suas habilidades pessoais, além de encontros para networking e troca de experiências com profissionais do mercado.

O curso vai além das técnicas exigidas no mercado publicitário. É sobre criar um espaço de acolhimento para trazer diferentes perspectivas, abrir caminhos e construir possibilidades reais de empregabilidade, principalmente para pessoas trans e travestis. Se pudéssemos resumir a ação em uma palavra, seria ‘empoderamento’” explica Debora Moura, Head de Diversidade e Inclusão do Grupo Dreamers e do Comitê da Diversidade do Grupo.

A turma colocará a mão na massa no 2º módulo, fase que inclui a criação do projeto de conclusão do curso. Ao final das aulas, os trabalhos de conclusão passarão pela avaliação de uma banca examinadora composta por profissionais do mercado.

É sempre uma felicidade imensa fazer mais uma turma da Escola Rua. Mas essa tem um ponto especial. Se a gente puder ajudar a abrir mais portas no mercado para esses profissionais, temos certeza de que a nossa publicidade vai ganhar muito. São vozes importantes e precisamos desses olhares e talentos na nossa indústria. Que a Escola Rua possa ajudar a encher o mercado de pessoas de grupos sub-representados, principalmente das pessoas trans e travestis”, diz Felipe Silva, fundador da agência Gana e Escola Rua.

Nós da Capacitrans – em especial, para mim – nos sentimos honrados em fazer parte de um projeto dessa magnitude, focado em pessoas trans, travestis e não-bináries. Pensar que talentos trans poderão ser incluídos e, assim, se tornarem visíveis no mercado Cultural, da Publicidade e do Marketing, independentemente de suas ‘escolaridades’, é um vislumbrar de esperanças para pessoas sempre excluídas de oportunidades e acessos. Será grandioso, e vamos com todo o desejo de ver resultados incríveis e pessoas ‘trans...formadas’! Vida longa ao projeto Rua e à equipe Dreamers!”, comemora Andréa Brazil, Coordenadora Geral e Presidente da Capacitrans.

Interessados em participar podem se inscrever até o dia 16 de julho, por meio do link. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto, nas redes sociais da Escola Rua.