Exposição “Linhas que Falam” busca unir gerações através da arte

Rose Campos comanda mais um Ecos do Meio, às 11h

08 de Agosto de 2023 | 12h00

Silvia Trentin é a convidada do programa dessa semana.

A sua semana já começa ao som de muitos Ecos... são os Ecos do Meio chegando, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

E o programa desta semana irá falar sobre as linhas que falam e mostram outras direções... A valorização da troca de conhecimentos, a partilha de informações e a comunicação de experiências representam pilares fundamentais na construção de pontes entre o passado e o presente, a ancestralidade e a contemporaneidade, pilares entre gerações, onde o diálogo é a chave que abre portas para descortinar, através das artes, novos horizontes e ecoar uma realidade, até então, coberta por nossos preconceitos, fraquezas ou medo de enfrentar um futuro, que se faz presente.

Ao longo do projeto de expressão, todos compartilharam experiências e aprendizados e criaram juntos trabalhos artísticos. O projeto uniu ancestralidade e contemporaneidade e teve, entre suas características, a valorização das histórias de todos os envolvidos, por meio das artes plásticas”, afirma a artista plástica e coordenadora do projeto Silvia Trentin.

A verdade é que estimular o que existe dentro de cada um, as suas produções, é o caminho para não interrompermos a criação e definirmos um envelhecer mais digno e salutar... O ODS-3 já assegura em seus objetivos promover uma vida mais saudável e, portanto, o bem-estar para todas as pessoas de todas as idades.

Portanto, a exposição ‘Linhas que Falam’, pretende unir gerações, através da arte da pintura, com idosos moradores da entidade filantrópica Casa Ondina Lobo - fundada em 1950, criada por um grupo de amigos e familiares por orientação de sua patrona, Ondina Lobo (1885-1942), que indicava a necessidade de uma instituição para acolher idosos sem recursos - e crianças de escolas públicas e privadas de São Paulo.

O nome ‘Linhas que Falam’ traduz as experiências, hoje marcadas por linhas na face, nas mãos e no corpo. Linhas que nos mostram os aprendizados adquiridos ao longo de nossas vidas, que quando compartilhados com outras gerações ganham novas formas, sentidos e significados”, além de serem compartilhados também através das artes plásticas, da poesia e da música, conclui a artista plástica.

Afinal, “envelhecer é uma arte”, canta Adoniran Barbosa

Não perca a entrevista com Silvia Trentin, que vai ao ar nessa terça-feira (08/08), às 15h.


Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.