O poder das redes

por Marcella Salles

01 de Setembro de 2023 | 16h00

Carlos Carvalho, Rodrigo Vilar e Letícia Afonso.

Na última década, o uso das redes sociais cresceu de maneira exponencial, não apenas pela sociedade em si, mas, principalmente, pelas empresas. É cada vez mais alta a quantidade de corporações que estão presentes nas mais diversas redes sociais – como Facebook, Twitter e Instagram – e que investem pesadamente nisso.

O motivo principal está no fato de que as redes sociais se tornaram um importante meio de comunicação das empresas e suas marcas com os seus públicos, ou seja, os consumidores, uma vez que são reconhecidas como ferramentas de marketing e branding. As mídias sociais são lugares onde as pessoas podem encontrar informações sobre as últimas tendências, produtos e serviços, além de ser um espaço para que as marcas criem a consciência acerca de seus negócios e alcancem os seus clientes. Mais do que conectar as pessoas, as mídias sociais se tornaram uma poderosa ferramenta para a potencialização do desenvolvimento das marcas e empresas.

As redes sociais têm o poder de aproximar as marcas dos seus clientes, aumentando, assim, a taxa de engajamento e a expansão dos negócios, uma vez que tornou mais prático para as marcas alcançarem os seus objetivos. E o crescimento delas nas mídias sociais podem acontecer de diversas maneiras, como por exemplo, pelo uso de hashtags, criação de concursos, uso de influenciadores, entre outros meios. Contudo, o mais importante é a criação de uma estratégia assertiva para o uso das redes, o que não é uma tarefa fácil nem rápida, e que exige o auxílio de profissionais especializados na questão.

Outro ponto de vantagem do uso das redes sociais é que elas podem ser usadas como um canal de atendimento ao cliente, uma vez que servem como um meio rápido e eficiente de esclarecimento de dúvidas, reclamações e elogios dos clientes.

Contudo, independentemente de para qual finalidade as redes sociais sejam utilizadas pelas marcas e corporações, a chave para o sucesso de qualquer ação é uma boa comunicação. Quanto mais assertiva ela for, mais chances de se estabelecer uma conexão com o público e um relacionamento.

E a fim de explorar mais à fundo esse tema, o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas de 2023 traz o assunto para debate em um de seus painéis de sua 26ª edição, intitulado “Redes Sociais”. O painel pretende abordar como a Comunicação Corporativa pode maximizar o desempenho das marcas nas redes sociais, apontando os melhores caminhos e as melhores práticas.

E para falar sobre o tema, o painel contará com as presenças de Rodrigo Vilar, Executivo C-Level da Novonor; e Leticia Afonso, Consultora de Comunicação Corporativa da Bayer. A mediação ficará à cargo de Carlos Carvalho, Sócio-Diretor da Consultoria Carmim Comunicação e Cultura e Consultor da agência Temple em projetos de ESG, Comunicação com Territórios e Amazônia.

Leticia Afonso compartilhou no painel sobre as estratégias adotadas pela Bayer nas mídias sociais. A Consultora ainda comentou sobre a complexidade de lidar com uma marca tão ampla e diversa como Bayer, que trata desde assuntos relacionados a saúde íntima da mulher até o agronegócio. “Entendendo esse universo da empresa e a complexidade do problema, começamos a olhar a estratégia do conteúdo digital de maneira mais profunda”, comentou.

Pegando carona nas falas de Leticia, Rodrigo Vilar a complementa dizendo que mais do que importante, a atenção às mídias socias é fundamental. Ele ainda cita como exemplo um vídeo postado no perfil do Instagram da OEC, subsidiaria integral da Novonor do ramo de engenharia e construção, com o tema do filme “Barbie”, que teve um grande boom nas redes sociais. Rodrigo ainda comenta que se preocupa em tornar o ramo mais atrativo para assim, construírem uma rede com jovens talentos criativos. “Uma das formas de agregar valor no digital é despertar no jovem no mercado de trabalho a vontade de estar ali”, afirmou.

A 26ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “A comunicação e o legado que as corporações deixam para o futuro do planeta e das novas gerações”. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, na Unibes Cultural, em São Paulo.