Os vencedores do Jatobá 2023

06 de Dezembro de 2023 | 10h00

Divulgação: Fábio Salles

O Prêmio Jatobá PR 2023 anunciou nessa terça-feira (5/12), em concorrida cerimônia no Hotel Renaissance, em São Paulo, os vencedores de sua sétima edição

Em mais uma edição marcada por quebras de recordes, tanto no número de trabalhos inscritos e organizações participantes, quanto na presença de mais de 350 profissionais de Comunicação na cerimônia de premiação, o Prêmio Jatobá PR 2023 anunciou nessa terça-feira (5/12), em concorrida cerimônia no Hotel Renaissance, em São Paulo, os vencedores de sua sétima edição. No total, foram distribuídos 43 troféus para organizações empresariais e públicas, grandes agências e agências-butique.

Com quatro troféus, incluindo os de Organização Empresarial e Pública do Ano e Case do Ano na vertical de Organizações Empresariais, a Gerdau foi um dos destaques do ano. Nas premiações destinadas às agências, a RPMA foi eleita Grande Agência do Ano, e também faturou os troféus nas categorias Mídia Corporativa e Pesquisa de Comunicação, enquanto a Agência Lema foi escolhida Agência-Butique do Ano, além de ter vencido na categoria Projeto Especial. O Troféu Destaque do Ano, concedido pelo Conselho Deliberativo do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), que leva em consideração o desempenho geral na premiação, foi entregue à agência PROS.

Um dos momentos marcantes do evento foi a entrega do Troféu Jatobá Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa e ao PR à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) pelo conjunto de iniciativas em prol da atividade, desde sua fundação em 1967. O prêmio especial, criado em 2022 e este ano batizado com o nome de um dos idealizadores do Prêmio Jatobá PR e fundador do Gecom, Decio Paes Manso, tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que tenham contribuído com a atividade ao longo da jornada.

Recorde de participações

A edição 2023 do Prêmio Jatobá PR bateu novo recorde tanto em número de inscrições quanto na quantidade de organizações participantes. No total, a premiação registrou 309 inscrições, contra 272 em 2022 – crescimento de quase 14%; e a participação de 118 organizações, contra 68 no ano anterior – aumento de 73,5%. Os trabalhos foram analisados por uma Comissão integrada por 65 jurados e dessa avaliação saíram os finalistas às 31 categorias distribuídas pelas três verticais: Grandes Agências, Agências-Butique e Organizações Empresariais e Públicas, incluindo a categoria PR Internacional, aberta a todos os participantes.

Clique aqui para ver as fotos do evento. Utilização liberada. Em caso de publicação, favor indicar a autoria: Fotos de Fábio Salles

Confira a relação completa dos vencedores do Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR, o nosso Troféu Jatobá PR 2023:

  1. Organizações do Ano
  • Agência-Butique: Agência Lema
  • Grande Agência: RPMA Comunicação
  • Organizações Empresariais e Públicas: Gerdau
  • Troféu Destaque do Ano: PROS

 

  1. Cases do Ano
  • Agência-Butique: Grupo Trama Reputale / Case: UNICEF #VotePelaEducação (Cliente: Unicef)
  • Grande Agência: Cappuccino Weber Shandwick / Case: Os Últimos Sobreviventes: Viver para Contar, Contar para Viver (Cliente: Museu do Holocausto de Curitiba)
  • Organizações Empresariais e Públicas: Gerdau / Case: O aço reciclável Gerdau que moldou o Rock in Rio (Agências: FSB Comunicação, Rede Comunicação de Resultado e Agência Atake)

 

  1. Cases Regionais do Ano
  • Região Norte: UGPE / Case: Amazonas Meu Lar – Inovação Tecnológica e Inclusão Digital na Comunicação, promovendo a modernização da Gestão Pública na Amazônia UGPE
  • Região Nordeste: Comunic.Ativa Assessoria de Imprensa e Relações Públicas
    Case: O Respeito é a Única Rota – Festival do Orgulho dá protagonismo a artistas da Comunidade LGBTQIA+ no Salvador Bahia Airport (Cliente: Salvador Bahia Airport)
  • Região Centro-Oeste: Unicef / Case: #VotePelaEducação (Agência: Grupo Trama Reputale)
  • Região Sudeste: Cappuccino Weber Shandwick / Case: Os Últimos Sobreviventes: Viver para Contar, Contar para Viver (Cliente: Museu do Holocausto de Curitiba)
  • Região Sul: Clima Comunicação / Case: Black Friday Centauro 2022 – Feitos para vencer (Cliente: Centauro)

 

  1. PR Internacional
  • Vencedor: Fundamento Grupo de Comunicação / Case: Um mais um é sempre mais que dois

 

  1. Vertical Agências-Butique
  • Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia: Pina Una Comunicação / Case: Mombak: Brasil como maior exportador de remoção de carbono (Cliente: Mombak)
  • Campanha de Comunicação: Grupo Trama Reputale / Case: UNICEF #VotePelaEducação (Cliente: Unicef)
  • Comunicação Digital: Alter Conteúdo / Case: Pessoas constroem cidades, cidades constroem pessoas – As redes sociais como plataforma para falar sobre direito à cidade (Cliente: Habitat para a Humanidade Brasil)
  • Comunicação Integrada: Talquimy / Case: Assuma sua imagem - Uma causa Allergan Aesthetics (Cliente: Allergan Aesthetics)
  • Comunicação Interna: Prefácio Comunicação / Case: Campanha Nós: fortalecendo equipes (Cliente: DF + Engenharia)
  • Evento de Comunicação: Fresh PR / Case: Casa Alexa (Cliente: Amazon Brasil)
  • Mídia Corporativa: Punto Comunicação / Case: Programa Expresso Talks (Cliente: Mediatek)
  • Pesquisa de Comunicação: Latam Intersect PR / Case: O Panorama do Jornalismo na América Latina
  • Projeto Especial: Agência Lema / Case: L’Oréal Paris | Stand Up Day (Cliente: L’Oréal Paris)
  • Relacionamento com Influenciadores: Ecomunica / Case: Apenas 10% dos casos de violência sexual são notificados, cadê os outros 90%? (Cliente: Childhood Brasil)

 

  1. Vertical Grandes Agências
  • Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia: Ideal / Case: Station by WeWork: a revolução do trabalho híbrido (Cliente: WeWork)
  • Campanha de Comunicação: Cappuccino Weber Shandwick / Case: Os Últimos Sobreviventes: Viver para Contar, Contar para Viver (Cliente: Museu do Holocausto de Curitiba)
  • Comunicação Digital: Index / Case: Johnnie Walker Blue Label – Merece um Blue (Cliente: Johnnie Walker)
  • Comunicação Integrada: Ketchum / Case: Gillette Novembro Azul: #BigodeQueCuida (Cliente: Gillette)
  • Comunicação Interna: BCW / Case: Intel Brasil 35 anos: Conectada com o ecossistema brasileiro (Cliente: Intel)
  • Evento de Comunicação: CDN Comunicação / Case: Warner Bros. Pictures e Universal Pictures na CCXP 2022 (Cliente: Warner Bros)
  • Mídia Corporativa: RPMA Comunicação / Case: Machado Meyer e a missão de fornecer inteligência jurídica para negócios que transformam realidades (Cliente: Machado Meyer Advogados)
  • Pesquisa de Comunicação: RPMA Comunicação / Case: O Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil Squid foi o 1º levantamento demográfico/social de influenciadores que se tornou referência (Cliente: Squid)
  • Projeto Especial: CDI Comunicação / Case: Laços de Gratidão: os 25 anos de Teleton no Brasil (Cliente: Teleton)
  • Relacionamento com Influenciadores: Máquina / Case: Case Nutella ama pão. O Dia do Pão é celebrado com ações para incluir Nutella no café da manhã dos brasileiros de forma definitiva! (Cliente: Nutella)

 

  1. Vertical Organizações Empresariais e Públicas
  • Campanha Institucional / Utilidade Pública: B3 - Bolsa do Brasil / Case: Mercado de renda variável: estratégia de comunicação com o investidor pessoa física (PF)
  • Causa e Propósito: Gerdau / Case: O aço reciclável Gerdau que moldou o Rock in Rio (Agências: FSB Comunicação, Rede Comunicação de Resultado e Agência Atake)
  • Comunicação com Comunidade: Hospital Israelita Albert Einstein / Case: Projeto Repórter Paraisópolis
  • Diversidade e Inclusão: Salvador Bahia Airport / Case: O Respeito é a Única Rota – Festival do Orgulho dá protagonismo a artistas da Comunidade LGBTQIA+ no Salvador Bahia Airport (Agência: Comunic.Ativa Associados)
  • ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social and Governance): Intel / Case: Intel® Day no coração da Amazônia (Agência: BCW)
  • Experiência de Marca: Pepsico do Brasil / Case: Com Pic70, PepsiCo tem resultados históricos e dá aula de ESG nos 70 anos de Brasil (Agências: Em Branco, InPress Porter Novelli e Quintal 22)
  • KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados: UGPE / Case: Amazonas Meu Lar – Inovação Tecnológica e Inclusão Digital na Comunicação, promovendo a modernização da Gestão Pública na Amazônia
  • Mídia Editorial Própria: Gerdau / Case: Gerdau. O aço que molda o The Town (Agências: Brókolis do Brasil e Agência Atake)
  • Projeto Especial: Novo Nordisk / Case: Não Me Leve
  • Relatório de Sustentabilidade: Magalu / Case: Estratégia e Sustentabilidade - Relatório Anual 2022 – Magalu (Agência: Nova PR)

 

Outras informações com Bruna Valim (brunavalim@megabrasil.com.br) ou Clara Francisco (clarafrancisco@megabrasil.com.br).