Diversidade e Inclusão: Como fazer com que ela realmente funcione?

Por Alexandre Slivnik

15 de Março de 2024 | 08h00

A Diversidade e a Inclusão são fundamentais para a inovação e o crescimento de qualquer empresa, porém, vem perdendo força ao longo dos anos de acordo com dados do relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do GPTW - Great Place to Work. Em 2019, 24% das empresas entrevistadas disseram que o tema era prioritário. Em 2020, o número subiu para 32% e em 2021 para 37%. Já em 2022, caiu para 17,9%. Entre os desafios relacionados, o engajamento na liderança ficou em primeiro lugar, seguido pelos processos de recrutamento mais inclusivos. Como tornar a gestão da Diversidade e Inclusão algo mais efetivo?

Primeiramente, é preciso entender que uma gestão da Diversidade que funciona se concentra em criar um ambiente de trabalho que valoriza e inclui pessoas de diferentes origens, gêneros, etnias e habilidades. Se as equipes tiverem pessoas que têm a mesma realidade e pensam da mesma forma, terão a tendência de pensar nas mesmas soluções, o que pode ser um desastre para o crescimento da empresa.

Para que a Diversidade aconteça, na prática, é preciso haver políticas, programas e práticas que promovam a diversidade e a igualdade de oportunidades. Criar equipes que sejam diversas em termos de gênero, raça, idade, orientação sexual e outros pontos é algo importante, pois permite a entrada de diferentes pontos de vista e soluções.

Tudo começa com o compromisso da liderança com relação ao tema, o que envolve definir metas, alocar recursos e criar uma cultura de fato inclusiva. É preciso avaliar se existem preconceitos inconscientes na empresa e avaliar o recrutamento, garantindo que seja justo e isento de discriminação. Os líderes, juntamente com a área de desenvolvimento humano, devem ampliar o oferecimento de treinamentos internos para aumentar a conscientização e a compreensão sobre a importância da Diversidade.

Muitas empresas que têm boas práticas relacionadas à Diversidade e Inclusão criam redes de apoio para funcionários para ajudar a criar um senso de pertencimento. Também estimulam a escuta ativa e a promoção da diversidade de pensamentos, já que as diferentes origens educacionais e experiências de vida permitem que uma equipe diversa tenha ideias diferentes sobre os mesmos assuntos. 

É importante também ajustar as políticas e procedimentos internos, assim como estabelecer monitoramento contínuo e responsabilizar líderes e funcionários pela promoção da Diversidade e Inclusão em suas equipes. 

A Comunicação ganha papel de grande destaque para que uma gestão voltada ao tema realmente funcione, já que todos os colaboradores precisam entender que a empresa se esforçará para promover a Diversidade e cada um precisará fazer a sua parte. 

Finalmente, preciso ressaltar que não se promove Diversão e Inclusão de uma hora para a outra. Na verdade, trata-se de um processo contínuo que pode levar um tempo para ser estabelecido. O importante é haver boa vontade entre as lideranças e entendimento entre os colaboradores para que as estratégias sejam ajustadas sempre que preciso. A empresa só tende a ganhar com mais Diversidade!

Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo Governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller "O Poder da Atitude". É Diretor-Executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e Diretor Geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante internacional com experiência nos EUA, Europa, Árica e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA).