Por mais representatividade feminina no cardápio da ZAMP

Por Larissa Sugiyama

21 de Março de 2024 | 17h00

Divulgação / LinkedIn

“Nós sabemos que há um longo caminho a ser traçado, nas empresas e na sociedade, mas estamos empenhados em garantir que estamos fazendo o que é certo, sempre colocando em prática o que comunicamos em nossas campanhas e a forma como nos posicionamos”, garante Mafoane Odara, Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da ZAMP

A ZAMP, master franqueada de Burger King e Popeyes no Brasil, segue avançando em seu compromisso de valorização e protagonismo nos restaurantes e no corporativo. Atualmente, 53% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, ampliando, assim, o caminho de ascensão profissional e equidade salarial na companhia.

De acordo com um levantamento interno feito pela área de Gente & Gestão, dentre os mais de 16 mil colaboradores da ZAMP, nos restaurantes, a representatividade feminina já é de 52%. As mulheres já são responsáveis por 50% dos cargos de Gerentes de Negócios e 51% atuam como Coordenadoras de Turno. A equidade de gênero também está avançando nos quadros de Coordenadores de Operações, com 27% desses cargos ocupados por mulheres.

No corporativo, por sua vez, a equidade de gênero tem avançado nas lideranças de times, chegando a 42% de representatividade – praticamente metade dos cargos de liderança. Quase metade dos Coordenadores (43,3%) são mulheres.

O mesmo levantamento interno apontou que a representatividade feminina tem avançado na companhia. Hoje, mais de 35% da diretoria já é composta por representantes do gênero feminino, assim como a gerência, que possui 29,72% de representantes do sexo feminino.

O plano da ZAMP é de que, até 2025, a representatividade feminina na liderança no corporativo e nos restaurantes seja de 50%. Para isso, estamos fortalecendo nossa cultura inclusiva e ações de enfrentamento às violências contra mulheres e reforçando nossas políticas de equidade salarial, contratação, promoção e desenvolvimento das colaboradoras”, detalha Mafoane Odara, Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da ZAMP.

 

Programa Bem Gestar

Com o objetivo de fortalecer suas relações, a ZAMP conta com o programa “Bem Gestar”, que fornece mais assistência às colaboradoras gestantes, cônjuges e seus bebês. Mais de 1500 mulheres já foram beneficiadas com acompanhamento da gestação até o pós-parto, com monitoramento de enfermeiras obstétricas, acompanhamento nutricional, orientações de exames pré-natal, curso de gestantes, isenção na coparticipação do plano de saúde e enxoval com itens para as mamães e seus bebês.

A companhia vem trabalhando na revisão da licença parental, seja ela por maternidade, paternidade ou adoção, para promover o melhor bem-estar da criança recém-nascida, facilitar a transição para a nova vida, equilibrar a vida pessoal e profissional e promover mais equidade de gênero”, explica Mafoane.

A Diretora também ressalta que a ZAMP continuará trabalhando de forma consistente para garantir ainda mais a representatividade e pluralidade dentro e fora da companhia. “Nós sabemos que há um longo caminho a ser traçado, nas empresas e na sociedade, mas estamos empenhados em garantir que estamos fazendo o que é certo, sempre colocando em prática o que comunicamos em nossas campanhas e a forma como nos posicionamos”, finaliza.