Caminhada pelo Autismo

Por Larissa Sugiyama

22 de Março de 2024 | 15h00

Divulgação

A 5ª edição da Caminhada pelo Autismo acontece no próximo dia 7 de abril, no Parque das Bicicletas, em Moema

Vem aí, a 5ª edição da “Caminhada pelo Autismo”, que acontece no próximo dia 7 de abril, no Parque das Bicicletas, zona sul de São Paulo. Organizado pela Secretaria Municipal e Estadual da PCD de São Paulo, Centro Lumi, Associação Inspirare e TEApoio, o evento tem por objetivo reunir a população para conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), levando informação e diminuindo, assim, o preconceito.

A caminhada também tem a missão de mostrar para a sociedade que os autistas precisam de oportunidades de tratamento, ensino e trabalho. As entidades responsáveis pela organização do evento lutam, diariamente, para que seja pleiteado a inclusão real dessas pessoas nas escolas, faculdades, mercado de trabalho e lazer.

No ano passado, a 4ª edição da caminhada foi realizada no Memorial da América Latina e contou com a presença de mais de 5 mil pessoas. Para este ano, a organização espera reunir, ao menos, 6 mil famílias.

Para nós, é muito importante que as pessoas abracem essa causa e compareçam neste evento, o qual já esperamos uma proporção igual ou maior que a do ano passado. Para essa edição, também abrangemos o tema nacional do Autismo deste ano, que é ‘valorize as capacidades e respeite os limites’”, ressalta Simone Alli Chair, Diretora da Associação Inspirare.

 

O evento

A 5ª edição da Caminhada pelo Autismo será realizada no dia 7 de abril (domingo), no Parque das Bicicletas, em Moema, com a abertura dos portões às 13h. Para entreter o público, às 14h, haverá um show infantil do “Mundo de Bita”, e, às 15h, a caminhada se iniciará. O público adulto também poderá aproveitar um show às 16h.

Preparamos este evento pensando em todas as pessoas que comparecerão no dia 7 e buscamos satisfazer os gostos de todos, para que tenham uma boa caminhada e consigam absorver a ideia e a mensagem que gostaríamos de transmitir neste mês tão importante”, conta Simone.

A Caminhada pelo Autismo é um evento gratuito, sem necessidade de inscrição, bastando apenas comparecer ao local na hora estabelecida. A Associação apenas pede que, preferencialmente, os apoiadores utilizem a camiseta do evento, que está sendo vendida pelo site oficial.

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal da PCD; Secretaria Estadual da PCD; Sabesp e Associação Sabesp; Instituto Singular Mayra Gaiato; Speech Fono; Centro Psiquiátrico Interdisciplinar (CENPI); Specialisterne; ABRAPRAXIA; Vereador Cel. Salles, Renata Abreu e Gabriel Abreu, do Podemos. O patrocínio fica por conta do TEAR; Grupo Gradual; Formare; e Ache.

 

Abril Azul

O “Abril Azul” foi estabelecido pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com estatísticas americanas, uma em cada 36 crianças têm TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características como dificuldade de interação social; dificuldade em se comunicar; hipersensibilidade sensorial; desenvolvimento motor atrasado; e comportamentos repetitivos ou metódicos, podem identificar a presença do TEA. 

O autismo se apresenta em diferentes níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da Saúde.

Ao educar o público, promover a compreensão e facilitar o acesso a recursos e apoio, podemos construir comunidades onde os indivíduos autistas se sintam valorizados e capacitados a alcançar seu pleno potencial. A conscientização cria uma demanda por políticas públicas que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades”, finaliza Simone Alli Chair.

 

Serviço

5ª edição da Caminhada pelo Autismo

Local: Parque das Bicicletas – Alameda Iraé, 35 – Moema

Horário: 13h

Evento gratuito e sem necessidade de inscrição

Mais informações pelo site