Por Larissa Sugiyama
08 de Abril de 2024 | 09h00
Divulgação
José Luis Ovando, Sócio-Diretor de Estratégia da Supera Comunicação, é uma das presenças confirmadas na 7ª edição do "Diálogos Supera SP"
Uma abordagem multitemática que cobre as principais reflexões e exigências das organizações para os profissionais de Comunicação e Cultura Organizacional em sua prática diária. Esta é a missão da programação criada para a 7ª edição do “Diálogos Supera SP”. Marcado para o dia 11 de abril, o evento acontecerá no Auditório do Museu do Ipiranga, em São Paulo, das 8h30 às 17h. As inscrições já estão abertas no site do evento e são gratuitas.
Abrindo o evento, teremos o painel “Comunicação na Gestão da Marca Empregadora”, moderado por Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico. Dentre os convidados confirmados, estão nomes como Camila Gianetti, Diretora de Ativação Digital, People Analytics e Transformação de Recursos Humanos para América Latina da Bayer; Lais Parada, Gerente de Cultura, Marca Empregadora, Liderança e Talentos do Banco BV; e Miguel Melo Costa, Consultor de Comunicação da Vivo. Na sequência, Caio Ferracina, Coordenador Sênior de Comunicação Interna e Endomarketing da LATAM Airlines, irá relatar o case “Mundo LATAM Podcast”, uma proposta de comunicação para líderes de maneira justa, empática, transparente e simples.
“ESG e a conexão com a operação” é o assunto em pauta no segundo painel da manhã. A especialista Tamara Natale de Moraes media a conversa com Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil; e Vanessa Santos, Gerente Sênior de People Communications da Cognizant.
“Desde a pandemia da Covid-19, estamos falando mais sobre todas as questões de Sustentabilidade – ecológicas, sociais, financeiras. O impacto que os negócios geram e a construção de legado para as gerações são pontos cada vez mais frequentes na pauta”, analisa Daniela Garcia. O desafio é transpor as discussões para a prática, algo que ela vê como mais lento (ainda que crescente). “Quando os indivíduos entendem que o impacto é gerado primeiro na pessoa física e depois dentro das organizações, todas as questões de Sustentabilidade ficam ainda mais claras e mais potentes de serem trabalhadas”, complementa.
A programação da tarde terá início às 13h30, com duas palestras. Primeiro, o tema “Sintonizando Pessoas & Cultura” será trabalhado por Carolina Paiva, Head de Comunicação Interna e Engajamento da TIM, que apresentará o papel da Comunicação Interna na transformação cultural. Logo em seguida, o Diretor de Planejamento e Conteúdo da Supera Comunicação, Vitor Morais, abordará as “Narrativas na Comunicação: emocionar para criar sentido e legitimar”.
Por fim, Tato Carbonaro, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais do Museu Paulista, participará do último painel, intitulado “A construção das novas narrativas a partir da escuta de quem faz o Museu” – ao lado do Consultor e Especialista em Engajamento, Flávio Lagedo. “Vamos falar das múltiplas narrativas que compõem a instituição, tanto para colaboradores quanto para o público visitante. E discutir as narrativas institucionais hegemônicas na intenção de consolidar o museu como referência no seu campo de atuação”, adianta Tato.
Além disso, serão divididas com o público reflexões sobre o que é inovar em um museu de história. “O público se surpreende em encontrar no museu a história da sociedade brasileira contada por meio de objetos, o que os curadores chamam de ‘História Material’. Uma exposição, por exemplo, debate questões de gênero dentro dos lares a partir de decoração, louças e móveis. É ir da memória social para debater temas contemporâneos, e queremos conquistar o grande público que ainda não vê museus dessa forma”, complementa. A mediação ficará à cargo do Sócio-Diretor de Estratégia da Supera, José Luis Ovando.
O encerramento do evento propõe uma atividade extra e opcional, que é a experiência de visitar o Museu do Ipiranga para conhecer seu rico acervo. Há um limite de participantes em conformidade com as definições da instituição. As vagas para essa etapa serão definidas por ordem de inscrição.
A 7ª edição do “Diálogos Supera SP” conta com o apoio do Sinapse, serviço de curadoria e distribuição de conteúdo, que vai sortear assinaturas entre os participantes.
Serviço
7ª edição do Diálogos Supera SP
Data: 11 de abril
Local: Auditório do Museu do Ipiranga – Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga, São Paulo
Horário: das 8h30 às 17h – com visita ao Museu do Ipiranga
Inscrições pelo site