Por Larissa Sugiyama
11 de Abril de 2024 | 15h00
Divulgação / LinkedIn
"O desafio será incrível, e estou muito animado para construir esse caminho aqui na Vale! Obrigado, Leandro Mode e Guilherme Scarance, pela confiança. Vamos juntos!", celebrou Marcelo Ventura em seu LinkedIn
Marcelo Ventura acaba de ser promovido ao cargo de Gerente de Publishing na Vale S.A, mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do País. Na nova função, o executivo estará encarregado de supervisionar e comandar, de maneira mais refinada e cada vez mais evoluída, os trabalhos de divulgação sobre a cultura organizacional da empresa nos meios digitais, bem como a transformação cultural que está em curso internamente, os colaboradores e as ideais que fazem o dia-a-dia da companhia para o público e o mercado, expandindo esse processo ainda mais.
Na companhia há mais de quatro anos, Ventura ingressou na Vale S.A em novembro de 2019, como Gerente de Mídias Digitais. Em agosto de 2013, foi promovido pela primeira vez e assumiu como Gerente de Publicidade, Marca e Mídias Digitais, posição que vinha ocupando até então.
“Poucos meses depois que cheguei à Vale, no meio da pandemia em 2020, recebi do LinkedIn uma placa comemorativa linda, informando que havíamos atingido a marca de 1 milhão de seguidores. O mérito pelo excelente trabalho era da gestão anterior, liderada pela Patricia Malavez, e da equipe de Mídias Digitais e da agência que eu acabara de herdar. Mas fiquei feliz mesmo assim. De lá para cá, ajustamos estratégias, direcionamos o foco, acertamos bastante, erramos também (claro). Tem dado certo. Ultrapassamos a marca de 4 milhões de seguidores, somos a quarta company page no Brasil – uma das páginas com o maior número de funcionários seguindo – e falamos para uma ampla e diversificada audiência. Estou novamente muito feliz e orgulhoso dessa trajetória. E vamos tentar refiná-la e evoluir, agora com um olhar preciso de publishing, a minha nova área”, compartilhou Ventura em postagem no LinkedIn.
Ao longo de mais de duas décadas de carreira, Marcelo Ventura tem transitado entre as verticais de jornalismo e conteúdo de marca, com passagens por grandes empresas de mídia e startups; revistas e redes sociais; texto e vídeo; reportagem e comunicação corporativa; editorial e marketing; comunicação externa e interna; offline e digital. Em seu currículo, constam atuações por empresas como Grupo In Press, Jornal O Estado de S. Paulo, Guia SP, Guia da Semana, Editora Abril (Veja São Paulo e Vejasp.com) e In Press Porter Novelli.
Marcelo é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e pós-graduado em Jornalismo Impresso pela Faculdade Cásper Líbero.