Refinanciamento de Bens e Empréstimos com Garantia

Angela Crespo comanda o programa Consumo em Pauta

15 de Abril de 2024 | 15h00

Rodrigo Cezaretto Marques (foto), diretor operacional da FinanZero, é o convidado do programa Consumo em Pauta dessa semana.

A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

Você já se encontrou em uma situação em que precisa de recursos financeiros adicionais, mas se depara com obstáculos para obtê-los? Talvez você tenha sonhos que parecem distantes devido às limitações financeiras. Ou quem sabe você esteja buscando uma maneira de simplificar suas finanças e reduzir o peso das dívidas existentes.

Nesse cenário pode entrar o refinanciamento de bens e empréstimos com garantia. Uma opção para obter dinheiro além das soluções financeiras tradicionais. Ou, melhor, uma opção de finanças que permite utilizar seus bens já adquiridos para alcançar seus objetivos financeiros, pagar dívidas, investir em um novo empreendimento ou realizar um sonho de longa data.

Refinanciamento de bens

Mas o que são refinanciamento de bens e empréstimo com garantia? “São alternativas financeiras que vêm ganhando destaque nos últimos tempos, especialmente diante das dificuldades econômicas enfrentadas por muitos brasileiros”, destaca Rodrigo Cezaretto Marques, diretor operacional da FinanZero, fintech de crédito. Ele é o convidado do programa Consumo em Pauta dessa semana.

De acordo com Marques, essas linhas de crédito representam uma opção para quem busca realizar sonhos, solucionar problemas financeiros ou complementar a renda. “Enquanto as taxas de juros de empréstimos pessoais e cartões de crédito têm aumentado, o crédito com garantia se destaca por oferecer taxas mais baixas e maior acesso ao crédito, mesmo em tempos de alta inadimplência”, acrescenta o executivo da FinanZero.

Como ter acesso ao refinanciamento de bens

O refinanciamento de bens e empréstimo com garantia funcionam de forma simples: o cliente utiliza um bem próprio, como imóvel ou veículo, como garantia para obter um empréstimo. Essa garantia compartilhada reduz o risco para as instituições financeiras, o que possibilita taxas de juros mais baixas e maior aprovação de crédito, mesmo para aqueles com restrições financeiras. “Ao oferecer um bem como garantia, o cliente não perde a posse dele. Ele fica alienado à instituição financeira durante o período do contrato.

Esse processo, explica Marques, visa a proteção tanto do cliente quanto da instituição, garantindo que o pagamento das parcelas seja priorizado e buscando soluções em caso de dificuldades financeiras caso ocorra inadimplência, inclusive renegociações da dívida ou acionamento de seguros prestamistas em casos de perda de renda. Neste último, o consumidor precisa ter adquirido o seguro.

Processo rápido e simples

É importante ressaltar que o processo de obtenção desses empréstimos pode ser realizado de forma simples e rápida, muitas vezes de maneira online, sem a necessidade de agendar vistorias ou enfrentar burocracias excessivas. “Além disso, o cliente pode comparar as ofertas disponíveis para escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades e condições financeiras.

Outro ponto relevante é que o refinanciamento de bens não se restringe apenas a imóveis e veículos. Itens como maquinários industriais, no caso de pessoa jurídica, ou até mesmo celulares podem ser utilizados como garantia, ampliando as possibilidades de acesso ao crédito para diferentes perfis de clientes.

Por fim, Marques destaca que essas modalidades de crédito representam uma prestação de serviço por parte das instituições financeiras, que buscam facilitar o acesso ao crédito de forma consciente e vantajosa para os consumidores. “É essencial que o consumidor esteja atento às suas necessidades financeiras e busque informações detalhadas antes de optar por qualquer modalidade de crédito, garantindo assim uma escolha consciente e segura para sua situação financeira”, completa o executivo

Para saber mais detalhes o assunto, não perca a entrevista com Rodrigo Cezaretto Marques, que vai ao ar nesta segunda-feira (15/04), às 17h.


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 17h, com reapresentações diárias em mesmo horário e, aos finais de semana, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.