A comunicação dos “Vivo Creators”

Por Larissa Sugiyama

15 de Abril de 2024 | 09h00

Divulgação

Leandro de Freitas, Diretor de Comunicação Corporativa da Vivo, estará presente na 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, que acontece no dia 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo

A pandemia de Covid-19 provocou um expressivo avanço na chamada sociedade digital, sobretudo por despertar, em cada um de nós, a capacidade de estabelecer canais e relacionamentos por meios digitais, gerar influência e visibilidade no posicionamento de ideias e, principalmente, potencializar o direito e o poder de voz individual de influenciar o coletivo.

Tal realidade, quando aplicada no ambiente de trabalho, passa a exigir das organizações novas estratégias e protocolos para lidar com esses agentes de influência, que representam toda uma coletividade. Em outras palavras, trata-se de como tirar melhor proveito dessa capacidade de influência em nome da manutenção e da preservação reputacional de uma marca.

Sem dúvida, estamos diante de um cenário mais sensível, e é exatamente este cenário que será explorado na 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados. Tendo como tema central “Novos atores em cena. Como os empregados estão influenciando a Comunicação dentro e fora das organizações”, o evento contará com a presença de nomes de peso de renomadas empresas do mercado nas palestras que serão distribuídas em três grandes painéis ao longo do dia.

E fechando as apresentações do primeiro painel do Seminário, teremos a presença da Vivo, que vai falar sobre a comunicação de pessoas para pessoas que acontece na empresa por meio dos “Vivo Creators”, seus influenciadores internos.

A Vivo vem potencializando a sua comunicação com os seus mais de 33 mil colaboradores diretos e, desde 2020 – quando a iniciativa surgiu – tal processo começou a ser feito por meio de influenciadores internos, os chamados “Vivo Creators”.

Quatro anos atrás, a empresa acreditou e apostou em uma abordagem mais leve e humana, que fizesse com que os temas de interesse da companhia fossem viralizados internamente. E tal iniciativa foi ao encontro da forma como os colaboradores estão acostumados a consumir informação.

O programa “Vivo Creators” é diverso e plural, formado por profissionais de diferentes cargos, áreas e regiões, que participam da iniciativa de modo voluntário. Em formato de game, a partir do momento em que eles recebem uma atividade da área de Comunicação Corporativa da Vivo, eles têm total autonomia para construir conteúdos do jeito deles e postar na rede social corporativa. Dessa forma, o engajamento se dá de maneira natural, uma vez que o conteúdo é mais espontâneo, horizontal e possui representatividade de vários setores da empresa e diversas tribos. São pessoas falando com pessoas.

A cada ano que passa, os “Vivo Creators” têm superado todas as expectativas. Neste ano, o projeto entra em uma nova etapa e um novo grupo de “Vivo Creators Externos” vai atuar nas redes sociais, auxiliando na propagação de mensagens sobre a marca, mas sempre sob a ótica de colaboradores.

E para falar sobre essa iniciativa dos “Vivo Creators”, o Seminário receberá o executivo Leandro de Freitas, Diretor de Comunicação Corporativa da Vivo. O executivo é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Relações Públicas pela ECA-USP, com especialização em Economia pelo Instituto de Ensino FIPE e MBAs em Marketing pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em Relações com Investidores, Comunicação e Finanças pela Faculdade FIPECAFI. Com mais de 23 anos de carreira, Leandro possui sólida experiência em gestão de reputação, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de telecomunicações e serviços financeiros, agências de relações públicas e ONG, como BIA – Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Comunicação, Instituto Ethos, CDN Comunicação Corporativa, Grupo Algar, Burson-Marsteller e HSBC. Ingressou na Vivo em 2016, como Gerente de Comunicação Externa, até ser promovido, em 2023, à sua atual função.

A 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados acontece no dia 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, programação, palestrantes e inscrições, acesse o site.

 

Serviço

14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados: “Novos atores em cena. Como os empregados estão influenciando a Comunicação dentro e fora das organizações”

Data: 23 de maio de 2024

Local: Hotel Travel Inn Paulista Wall Street – Rua Itapeva, 636 – Bela Vista, São Paulo

Horário: a partir das 9h

Inscrições pelo site

Mais informações pelo e-mail eventos@megabrasil.com.br ou pelos telefones (11)98843-0304 (11)97852-9239