Gestando solidariedade

Por Larissa Sugiyama

16 de Abril de 2024 | 11h00

Divulgação

A Organização Mundial da Saúde aponta que cerca de 1 em cada 6 pessoas em todo o mundo sofre de infertilidade, uma condição que afeta mais a população de países de baixa e média renda. No Brasil, estima-se que 8 milhões de pessoas possam ser inférteis, de acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, abraçou a causa da parentalidade e reprodução assistida ao firmar uma parceria inédita com a ONG Gestar. A empresa está promovendo uma ampla campanha nacional, que mobilizará e impactará representantes médicos, profissionais da saúde e pacientes atendidos pela entidade com o objetivo de captar recursos, conscientizar e fortalecer os projetos da instituição, auxiliando ainda mais casais de baixa renda que desejam ser pais e mães, mas enfrentam problemas para ter filhos.

Até 31 de maio, a cada caixa do produto “Neutrofer Folato D” (suplemento alimentar que contém nutrientes essenciais para o planejamento e ciclo da gestação) comercializada em qualquer farmácia do País, a companhia reverterá R$ 1 real para a organização sem fins lucrativos. A ação é parte da estratégia comercial e de comunicação da Unidade de Prescrição da EMS, responsável pelo produto, para gerar consciência de causa e chamar a atenção para a infertilidade, um problema que acomete 17,5% da população adulta no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estamos muito motivados com a parceria por acreditarmos no trabalho da entidade e por entendermos que podemos contribuir com casais que sonham com a gestação. Por isso, vamos colocar mais de 500 colaboradores da nossa força de vendas para divulgar e informar a classe médica sobre os serviços prestados pela Gestar, além de usar nossas redes sociais para divulgar conteúdos sobre a entidade”, afirma Joaquim Alves, Diretor da Unidade de Prescrição Médica da EMS.

 

Infertilidade

A Organização Mundial da Saúde aponta que cerca de 1 em cada 6 pessoas em todo o mundo sofre de infertilidade, uma condição que afeta mais a população de países de baixa e média renda. No Brasil, estima-se que 8 milhões de pessoas possam ser inférteis, de acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida.

De acordo com Cristiane Ortigosa, ginecologista e Diretora Médica da EMS, as causas da infertilidade são múltiplas e podem ser femininas, masculinas ou de ambos. “Alguns exemplos são alterações do sêmen, obstruções nas trompas e baixa reserva ovariana ou alterações hormonais. A maior parte dessas questões é tratável e, por isso, procurar ajuda é muito importante”, explica.

Em todos os casos, o suporte de profissionais e a suplementação adequada podem fazer a diferença no período de tentativas para engravidar. “O suplemento conta com L-metilfolato, a forma ativa do ácido fólico, na dosagem recomendada pela Anvisa e pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), e ferro elementar na forma de bisglicinato ferroso, além de vitaminas D e E, auxiliando para uma gestação saudável”, acrescenta a especialista.