Por Larissa Sugiyama
16 de Abril de 2024 | 17h00
Divulgação
“Queremos conquistar o mundo e saber que somos capazes de realizar os nossos desejos mais fervorosos. A minha história não é apenas um testemunho de êxito no mundo da tecnologia, mas também um lembrete da importância da diversidade e da igualdade na liderança empresarial”, afirma Janeth Rodrigues Vice-Presidente LatAm da Infobip
A pesquisa “Panorama Mulheres 2023”, realizada pelo Talenses Group em parceria com o Insper, apontou que apenas 17% dos cargos de CEO são ocupados por mulheres. Na América Latina, até pouco tempo, elas preenchiam menos de 30% das posições de liderança no setor de Tecnologia. Contudo, indo na contramão desse panorama, a Infobip, unicórnio de tecnologia especializado em comunicação em nuvem, conta na América Latina com 50% de sua liderança nas mãos de mulheres.
E, recentemente, a região ganhou mais uma aliada. A executiva colombiana Janeth Rodrigues foi nomeada Vice-Presidente LatAm da Infobip, com a missão de apoiar o crescimento de mais profissionais do sexo feminino na área tecnológica e formar novas líderes.
“O fato de contarmos atualmente com 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres na América Latina, demonstra um compromisso genuíno com a Diversidade”, destaca Janeth.
Desde o início, a profissional enfrentou o desafio de se destacar em um campo tradicionalmente dominado por homens. “No início da minha carreira, tive que demonstrar que tinha as competências e aptidões necessárias para exercer funções que antes eram desempenhadas por homens”, lembra.
A executiva, no entanto, traçou o seu caminho ao longo dos anos, assumindo diversas funções, mesmo sob constante pressão. Sua determinação a levou a se estabelecer como líder na indústria tecnológica e hoje, ela desafia as expectativas ao direcionar receitas para a região estratégica da América Latina – incluindo o Brasil, um dos principais mercados para a empresa. Em sua nova função, ela pretende combinar o conhecimento e a experiência empresarial com produtos de tecnologia, a fim de desenvolver não somente a companhia, mas também as pessoas que fazem parte dela. “Sou apaixonada por números, análises, inovação e desenvolvimento de estratégias para a indústria tecnológica. No entanto, o verdadeiro sucesso reside em alicerçar estes aspectos nas pessoas e nas equipes, promovendo um ambiente de paixão e entusiasmo”, sublinha.
Em relação às mulheres em cargos de gestão, Janeth oferece uma perspectiva valiosa, uma vez que enfatiza a importância de cuidar das equipes, desenvolver cada vez mais profissionais femininas e orientá-las para que alcancem a melhor versão de si mesmas. “Essa é a minha contribuição, e é orientar e contribuir com a paixão de ser a melhor versão de cada um, tanto para a Infobip quanto para os nossos objetivos pessoais”.
A executiva, contudo, reconhece que a falta de representação das mulheres em cargos de liderança é um cenário muito comum no mercado. Além disso, defende a luta contínua por salários equitativos, uma vez que ainda existe uma disparidade significativa de 30% perpetuando a discriminação desnecessária na sociedade.
Por fim, ela oferece conselhos inspiradores para mulheres que desejam desenvolver carreiras em Tecnologia e outros setores, bem como alcançar posições de liderança. A profissional incentiva as mulheres a libertarem-se da ideia dos papéis de gênero e à acreditarem na sua capacidade de desempenhar papéis de destaque em suas vidas.
“Desde cedo, precisamos ensinar às meninas que somos capazes de fazer o que os homens fazem e muito mais. Temos que nos libertar da ideia de que o gênero existe para certas funções. Como dizemos na Colômbia: Acredite na sua história. Devemos saber que somos capazes, inteligentes, brilhantes, que temos todas as capacidades e competências para desenvolver os papéis que queremos nas nossas vidas, como sermos grandes profissionais, mães de família, independentes, polos da família, filhas, esposas, irmãs, amigas, mas, especialmente, mulheres. Mulheres fortes, capazes e autênticas”, enfatiza Janeth Rodrigues. “Queremos conquistar o mundo e saber que somos capazes de realizar os nossos desejos mais fervorosos. A minha história não é apenas um testemunho de êxito no mundo da tecnologia, mas também um lembrete da importância da diversidade e da igualdade na liderança empresarial”, finaliza.