Narrativa transmídia na Unico: Uma ponte entre cultura e negócio

Por Marcella Salles

18 de Abril de 2024 | 10h00

Divulgação

Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico,estará presente no painel, que acontece no dia 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo.

A pandemia de Covid-19 impulsionou uma significativa transformação na sociedade digital, ao despertar em cada indivíduo a habilidade de estabelecer conexões e relacionamentos por meio de plataformas digitais. Isso resultou na ampliação da capacidade de gerar influência e visibilidade no compartilhamento de ideias, além de potencializar o direito e o poder de expressar individualmente opiniões que impactam o coletivo.

Nesse contexto, as organizações enfrentam o desafio de desenvolver novas estratégias e protocolos para lidar com esses agentes de influência, que representam toda uma comunidade. O foco está em explorar essa capacidade de influência em prol da manutenção e preservação da reputação da marca, adaptando-se a um ambiente de trabalho cada vez mais dominado pela comunicação digital.

Diante desse cenário sensível, o 14º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados abordará essas questões centrais sob o tema "Novos atores em cena: Como os empregados estão influenciando a Comunicação dentro e fora das organizações". O evento reunirá profissionais de destaque de empresas renomadas, que compartilharão insights valiosos em palestras distribuídas ao longo do dia em três grandes painéis.

No terceiro painel, teremos a participação da Unico, uma scaleup brasileira de tecnologia, que experimentou um rápido crescimento nos últimos anos, impulsionado por inovações e investimentos estratégicos. A empresa fala sobre a praticidade e importância do uso de meios de comunicação complementares, levando em conta o cenário atual de rápidas mudanças. 

Sua comunicação com os colaboradores, realizada por meio do Unicoverso, um ecossistema online, desempenha um papel crucial na construção da cultura organizacional e no alinhamento com os objetivos de negócio. Esse espaço transmídia combina diversos canais para educar, inspirar e engajar os colaboradores, garantindo sua motivação e alinhamento em um cenário de constantes mudanças. 

A narrativa transmídia surge como uma poderosa ferramenta para conectar cultura e negócios em um mundo caracterizado pela rápida transformação digital. Por meio de múltiplos canais online, essa abordagem busca contar histórias de maneira integrada, expandindo o universo narrativo para além de um único meio de comunicação. Nesse contexto, a interação entre plataformas como redes sociais, sites, vídeos e podcasts complementares torna-se essencial para envolver e cativar o público-alvo.

Ao adotar essa estratégia, empresas e criadores culturais têm a oportunidade de alcançar uma audiência mais ampla e diversificada. Através da criação de conteúdos consistentes e relevantes em diferentes plataformas, é possível engajar o público de maneira mais profunda, proporcionando experiências imersivas e interativas que ultrapassam os limites tradicionais.

Além de promover a cultura e ampliar o alcance de negócios, a narrativa transmídia também se mostra como uma resposta às demandas de um mundo em constante evolução. Em um cenário onde as tecnologias e as preferências do público estão em rápida mudança, essa abordagem permite uma adaptação ágil e criativa, garantindo a relevância e a sustentabilidade das iniciativas culturais e empresariais.

Para falar sobre o tema, Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico estará presente no painel. Além do cargo atual na empresa, a profissional também oferece sua própria consultoria focada em employer branding. Com 20 anos de experiência em relações públicas e gestão de marca, Bittencourt liderou áreas de comunicação também em outras empresas, como Toyota, Philips e EDP, e na agência Edelman. É formada em Jornalismo, Letras e Rádio e TV, com pós-graduação em administração, finanças e investimentos e tem um MBA em gestão empresarial.

A 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados acontece no dia 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, programação, palestrantes e inscrições, acesse o site.