Um ano de “Food Forum”

Por Larissa Sugiyama

22 de Abril de 2024 | 11h00

Divulgação

Fabio Cardo, fundador do portal Food Forum News

Passado um ano do seu lançamento no último dia 19 de abril, o portal “Food Forum News” tem ampliado a produção de reportagens, dados e artigos voltados para temas de inovação, sustentabilidade e investimentos na cadeia produtiva, do campo ao pós-consumo, da indústria de alimentos. Com o propósito de aumentar o conhecimento do público acerca das iniciativas mais destacadas do setor, o foco editorial do portal foi pensado para promover as melhores práticas e políticas de segurança alimentar no Brasil e no mundo – e geral, uma preocupação crescente no dias de hoje diante do aquecimento global e os reflexos na produção, do campo à mesa.

O portal foi criado por Fabio Cardo, sócio da 24x7 Comunicação, que atua em comunicação corporativa e estratégias de marketing, depois de ter sido co-publisher na publicação Fast Company Brasil, na seção “FoodTech”, ao longo de quase dois anos. Com sólida experiência em indústrias de Alimentos e no setor Agro, o profissional viu a necessidade de quebrar barreiras entre o que se passa na cadeia de alimentos e o que as pessoas entendem do segmento. Ao lado de Cardo nessa iniciativa está Ana Beatriz Toledo Cardo, jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) que atua como Editora Executiva do portal.

Tive dois ótimos motivos para pôr de pé o ‘Food Forum’. Há alguns anos, o empresário e publicitário Nizan Guanaes já chamava a atenção dos produtores e executivos do Agronegócio para a necessidade de investirem também em Marketing e Comunicação, projetando as conquistas e práticas sustentáveis dos produtos do agronegócio brasileiros junto aos mercados internacionais”, detalha Cardo. “Nizam lembrava que os produtores gastam aqui milhões de reais anualmente para reparar danos à imagem do setor, ao invés de investirem em ações estruturadas e positivas para a divulgação das melhores práticas que empregam no campo”, complementa.

O segundo motivo veio num evento do Alibaba, em 2017, nos Estados Unidos, quando Jack Ma se apresentou. Para espanto geral, ele não usou o espaço para dar sua visão sobre o futuro do e-commerce. Disse que não queria mais ficar à frente das operações de e-commerce do Alibaba, já tinha todo o dinheiro que precisava para cinco gerações. Mas, como cidadão consciente, o objetivo dele era acabar com a fome no mundo”, conta.

Hoje, marcas de alimentos 100% nacionais também se destacam em gôndolas internacionais e são encontradas em muitos países depois dos esforços de marketing em feiras especializadas com a presença de associações do setor.

Dessa forma, o “Food Forum” se antecipou a esse movimento e está, a cada reportagem ou artigo de especialistas, mostrando as conquistas e profissionalização dessa cadeia de produção, como ganhos de produtividade e qualidade. Cobrindo eventos nacionais e internacionais, presente em lançamentos ou indo ao campo acompanhar a colheita, o portal faz um mergulho no universo das companhias como nenhum outro informativo em plataforma digital, ampliando a todos o acesso ao conhecimento e às iniciativas empresariais.

O portal traz articulistas fixos em seus espaços digitais, como o jornalista e cronista de história gastronômica, José Antônio Dias Lopes, que esteve à frente de grandes publicações – como as revistas Veja, Gula e Gosto – e colaborando com O Estado de São Paulo. Com uma pegada mais elucidativa e explicando temas debatidos sobre qualidade de alimentos, está o colunista Luis Madi, ex-Presidente do ITAL – Instituto Tecnológico de Alimentos. O tom de modernidade e tecnologia aplicada em toda a cadeia de alimentos saem dos textos de JP Tavares, executivo da empresa de deep tech e inteligência artificial, Semantix.

A sociedade precisa entender o que está comendo, como se alimentar melhor, quais são os produtos que estão chegando ao mercado, sem viés. As inovações não param, buscando produtos com melhor qualidade, mais sustentáveis para o meio ambiente e que consigam atrair investimentos também saudáveis”, reforça Cardo.

Hoje, o foco principal é consolidar e difundir conhecimento por meio da produção de conteúdo editorial personalizado para as empresas que são do ecossistema do agro ou de alimentos, publicados em multiplataformas, em formato branded content no portal, e-book, podcast, cobertura de eventos do trade, entre outras iniciativas editoriais e de marketing, quando for o caso.