O Ano do Dragão

Por Larissa Sugiyama

07 de Maio de 2024 | 09h00

Divulgação

A Arena da Inovação do 27º Congresso Mega Brasil irá abordar as relações entre Brasil e China no âmbito da Comunicação, pegando carona no ano em que essas relações completam meio século de existência. O Congresso acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo

A Comunicação Corporativa no Brasil mudou muito, e vem mudando, nos últimos anos, uma vez que está vivendo um momento de efervescência e é impulsionada pelas transformações tecnológicas, sociais e culturais. De um lado, tem-se a ascensão de novas ferramentas e plataformas digitais que ampliam as possibilidades de diálogo e engajamento; de outro, novos desafios surgem, como por exemplo, a necessidade de lidar com a desinformação e a crescente demanda por transparência e autenticidade por parte dos diferentes níveis de públicos.

Diante disso, as empresas estão abandonando, cada vez mais, o modelo de comunicação unidirecional e adotando uma comunicação mais dialógica e engajadora. Isso pode ser observado na criação de conteúdos relevantes, na promoção de ações de interação e na escuta ativa das demandas e sugestões por parte dos stakeholders.

Aquelas que desejam se destacar no mercado precisam estar atentas às novas tecnologias, às tendências do mercado e, claro, às demandas de seus públicos. Uma comunicação transparente, autêntica e engajadora se torna fundamental para a construção de relacionamentos sólidos e a garantia de sucesso das corporações.

E tendo este cenário como pano de fundo, a 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas traz como tema central de 2024 “O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”.

Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Unibes Cultural, em São Paulo, será palco do maior Congresso de Comunicação Corporativa do País, realizado pela Mega Brasil. Ao longo de três dias, o público poderá acompanhar uma programação dividida em Conferência de Abertura, oito mesas redondas e dois eventos satélites – Fórum do Pensamento e Arena da Inovação – que traz, mais uma vez, conteúdos com temas de impacto na sociedade e fortemente presentes nas pautas diárias das empresas, como Inteligência Artificial; comunicação e relacionamento com empregados; uso crescente das métricas em comunicação; cidadania empresarial e sociedade sustentável; revolução dos canais proprietários; COP30 e a comunicação na estratégia dos negócios; entre muitos outros.

E dentre as atrações que estarão disponíveis no Congresso, um destaque para a Arena da Inovação, que neste ano propõe a discussão de um tema bastante ousado e instigante: as empresas chinesas na América Latina.

Desde o início dos anos 2000, diversos conglomerados asiáticos vêm ampliando sua presença e expandindo os seus negócios no nosso continente – só em 2021, cerca de 1.820 CNPJs estavam associados à empresas chinesas. Até 2020, o Brasil havia recebido 47% dos investimentos chineses na América do Sul e, de lá para cá, esta porcentagem só aumentou. Em pouco mais de uma década, empresas chinesas investiram em todas as regiões do País, com projetos confirmados em 23 das 27 unidades federativas. Na liderança, o estado de São Paulo soma 31% do número de projetos confirmados entre 2007 e 2020, seguido por Minas Gerais (8%), Bahia (7,1%), Rio de Janeiro (6,7%), Goiás (5,4%) e Pará (4,6%).

Com tantos investimentos, é inegável que o potencial de negócios nas mais diferentes cadeias de produção é imenso. Contudo, como fica a situação quando se fala na Comunicação, essa importante ferramenta de diálogo com a sociedade? Como ela é inserida e como ela se aproveita deste contexto de expansão econômica, geopolítica e cultural?

Pegando carona nestes questionamentos, a Arena da Inovação pretende debater os caminhos e desafios para se produzir uma comunicação assertiva entre culturas tão distintas, ainda mais neste ano, em que se comemora meio século das relações entre Brasil e China. E, mais ainda, no ano em que se comemora “O Ano do Dragão”.

E para debater este assunto tão importante, a Arena da Inovação terá o prazer de receber os convidados Claudia Trevisan, Diretora-Executiva do Conselho Empresarial Brasil-China; Professor-Doutor Luís Antônio Paulino, Diretor do Instituto Confúcio, na UNESP, Supervisor Convidado do “Programa Master of Teaching Chinese Language to Speakers of Other Languages”, e Pesquisador do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Hubei, em Wuhan, na China Central; Pablo Toledo, Diretor de Comunicação e Marketing da BYD; e Roberto Monteiro Jr., Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Spic Brasil.

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo. Para se inscrever, basta acessar este link.

O Congresso deste ano conta com o apoio da Temple Comunicação, Gerdau, McDonald’s, Vivo, Itaú, Intel, Prospectiva Public Affairs LatAm, P3K, EMS e Novo Nordisk. O apoio institucional fica à cargo de ABRH-SP, ABCPública, Abracom, Sistema Conferp / Conrerp 2ª Região e Sinapse.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.

 

Serviço

27ª Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas

Tema: “O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”

Data: 28, 29 e 30 de agosto

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo

Contato: eventos@megabrasil.com.br

Telefone: (11) 98843-0304 ou (11) 97852-9239

Inscrições: site do evento